CINE+ Itaocara reinaugura com Festival de Cinema Italiano e entrada gratuita
Foi inaugurado, no dia 31 de maio, o Centro de Inclusão Digital Professora Gema Galgânia de Souza Espíndola, no bairro Maravilha, em Macuco. A sala, equipada com 20 computadores, impressora e acesso à internet gratuito é de responsabilidade da Secretaria de Educação e foi implantada através de emenda do deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ). Ela vai funcionar de segunda a sexta-feira e qualquer pessoa pode ter acesso.
Durante a cerimônia, o prefeito Félix Lengruber (PMDB) destacou a importância do centro para auxiliar aqueles que não têm computador com acesso à internet em casa e proporcionar uma visão mais ampla do mundo, afinal, a tecnologia está presente na vida de todos, atualmente.
– É, também, mais uma forma de ocupar nossas crianças com atividades saudáveis e não só as crianças, pois todos podem usar esses computadores. Agradeço ao deputado, pois é uma satisfação saber que temos a ajuda de um representante de nossa região que incluiu emendas para Macuco, independente de votos. Somos um município pequeno que não elege um deputado, mas que sabe reconhecer aqueles que nos ajudam. Além desta sala, Glauber Braga nos ajudou em mais duas clínicas de família que vão ser feitas e a reforma da biblioteca municipal – enumerou.
O vice-prefeito Marcelo Mansur (PSB) agradeceu o deputado e explicou à população que ele está sempre apoiando Macuco com iniciativas como essa e como o CVT (Centro de Vocação Tecnológica), que ainda não foi possível ser instalado na cidade devido a entraves de liberação do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para a construção de um prédio. “Não conseguimos tornar o CVT uma realidade ainda, mas isento o deputado, pois ele fez tudo que era possível e vinha lutando muito conosco para a instalação dele, mas não vamos desistir. Obrigado Glauber, ficamos orgulhosos de termos um representante federal que trabalha com seriedade em prol da população de toda a região”, afirmou.
Já o deputado Glauber Braga ressaltou que iniciativas como essa não saem do papel sem o interesse da administração pública em fazer e enviar um projeto para receber a verba e por isso parabenizou o prefeito e o vice. “Este é um investimento colocado à disposição da população, são máquinas que vão fazer a diferença, mudar as vidas das pessoas que forem usá-las para a melhor e é também uma prova de que política feita em conjunto dá certo, é no que acredito. Agradeço a todos pela presença e quero dizer que me orgulho e me realizo com o meu trabalho”, comentou.
Segundo a secretária de Educação, Kellen Lengruber, o Centro de Inclusão Digital será de grande importância principalmente para os alunos da rede municipal que estudam, hoje, através da escola digital, acessando, assim, a plataforma de ensino fora da escola, além de poderem fazer pesquisas, trabalhos, jogos educativos, entre outras atividades.
– Teremos um técnico na sala para auxiliar e não só alunos, mas toda a comunidade por usar esse espaço para interagir com o mundo virtual – disse.
O vereador Wilson Trallis agradeceu ao deputado a emenda parlamentar incluída no Orçamento Geral da União (OGU) em benefício de Macuco, que segundo ele, proporciona que Macuco seja uma cidade melhor e que cresça ainda mais. E destacou, também, o carinho com que sempre recebe os macuquenses em seu gabinete.
Durante a inauguração, o prefeito Félix Lengruber e o vice-prefeito Marcelo Mansur ressaltaram aos participantes e familiares os motivos da escolha da homenageada. A professora Gema trabalhou muitos anos no município e foi responsável pela alfabetização de diversas gerações. Ela faleceu em dezembro.
– Quero agradecer a presença dos familiares da tia Gema e dizer que isso é um pouco que podemos fazer em reconhecimento a ela, por tudo que representou para o nosso município, uma homenagem mais que merecida. Ela foi a primeira professora de muitos de nós, inclusive a minha – destacou o prefeito.
Filhos, netos, irmãs, amigos e o marido da professora que estavam presentes agradeceram a homenagem. Também participaram do evento o vereador Alan Joi, secretários e o ex-prefeito de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos (PT).