Macuco participa do Programa Criança Feliz

Programa federal criado em 2016 e reconhecido internacionalmente, ajuda no desenvolvimento de crianças da gestação aos 6 anos em 45 municípios fluminenses

Entre os dias 9 e 13 de março, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realiza no Rio de Janeiro (auditório da Unesa – campus Centro) um treinamento para cuidadores do Programa Criança Feliz. A capacitação é voltada a representantes de 19 municípios do estado, que já implantaram ou irão implantar o programa federal voltado para crianças na primeira infância (da gestação aos 6 anos), em situação de vulnerabilidade. Esses supervisores vão divulgar o que aprenderem para outros orientadores em seus locais de origem.Programa Criança Feliz

Criado em 2016 para aumentar rede de atenção e de cuidado na primeira infância, o Criança Feliz já conta com mais de 800 mil crianças e gestantes atendidas em todo o país. No Estado do Rio, são 45 municípios já contam com o programa Criança Feliz. O programa é executado pelas prefeituras, com acompanhamento da Secretaria de Estado. Em 2019, foram realizadas mais de 330 mil visitas domiciliares no Estado do Rio de Janeiro.

O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. A iniciativa previne atrasos físicos, intelectuais e emocionais nas crianças e, com isso, proporciona um cenário mais igualitário no que tange às oportunidades que elas terão no futuro.

Segundo a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, hoje o Criança Feliz é considerado o maior programa de visitação domiciliar de atenção à primeira infância no mundo. Em 2019 recebeu o Prêmio Wise Awards, sendo reconhecido como uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais de educação.

Nesta semana estão ocorrendo as capacitações sobre “Cuidado no Desenvolvimento da Criança” e “Guia para Visita Domiciliar” do programa no Estado do Rio. Ainda este mês (de 23 a 27 de março) haverá outra capacitação na cidade de Petrópolis. Será o primeiro treinamento no estado a contar com as novas metodologias do programa.

Esta semana estão participando da capacitação os seguintes municípios: Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Itaguaí, Itaperuna, Mangaratiba, Macuco, Mesquita, Miguel Pereira, Natividade, Paraty, Porciúncula, Rio Claro, São Gonçalo, Sapucaia, Seropédica, Três Rios, Varre-Sai e Volta Redonda.

Ver anterior

Retiro Poético recebe ‘Ação de Combate ao Aedes Aegypti’

Ver próximo

Campanha abre negociação para quitação de dívidas de empresas de Friburgo e região

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!