Macuco já pode solicitar ativação do 5G para operadores de telefonia

A partir do dia 31 de julho, as operadoras de telefonia poderão solicitar a ativação do 5G puro em mais 102 municípios brasileiros, segundo anúncio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, o número de cidades aptas a receber o sinal 5G na faixa de 3,5 GHz aumenta para 1.712.

A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), comandado pela Anatel. Embora a Anatel tenha anunciado a ampliação do 5G puro, isso não significa que a conexão estará disponível para os usuários dessas cidades imediatamente.

No caso, a ampliação permite que as empresas solicitem a instalação de estações de quinta geração nos municípios, mas isso depende do planejamento individual das prestadoras Claro, Tim e Vivo. Elas não são obrigadas a realizar a ampliação, mas é esperado que o façam para aumentar sua área de cobertura.

Ao todo, 69,3% da população nacional será atingida pela chegada do sinal 5G puro, isto é, 145 milhões de brasileiros, segundo a Anatel. O Gaispi prevê que mais cidades terão a faixa liberada de forma antecipada, mas ainda não há uma data definida para isso. O 5G estará disponível em todas as cidades do país até 2029, de acordo com o cronograma inicial.

Para se expandir o do sinal 5G puro depende da liberação total da faixa de 3,5 GHz para operar sem interferências. Hoje, essa faixa é usada por antenas parabólicas de banda C para transmissão de TV aberta e gratuita. O Governo Federal está migrando as residências para a parabólica de banda Ku, que opera em outra frequência e não interfere no sinal da Internet, para garantir que o sinal esteja livre para o 5G.

No Estado do Rio de Janeiro, mais quatro municípios foram beneficiados: Cambuci, Macuco, São Francisco de Itabapoana e São José de Ubá.

 

Lei de março de 2022, de Macuco, tratou das normas para implantação do 5G

A Lei 1035/2022, de autoria dos vereadores Diogo Latini Rodrigues, Anderson E. Dionizio (Andinho da Reta) e Marcelo Abreu Mansur, sancionada em 14 de março de 2022 pelo então prefeito Bruno Alves Boaretto, disciplinou a implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações no município, o que tornou a cidade de Macuco apta a solicitar a ativação do 5G.

A íntegra da Lei 1305/2022 pode ser acessada neste link.

 

Os vereadores Diogo Latini Rodrigues, Marcelo Abreu Mansur e Anderson E. Dionizio (Andinho da Reta), autores da Lei 1035/2022
Os vereadores Diogo Latini Rodrigues, Marcelo Abreu Mansur e Anderson E. Dionizio (Andinho da Reta), autores da Lei 1035/2022

 

Foto da capa: Marcelo Camargo

Foto dos vereadores: Divulgação

 

Ver anterior

Rio de Janeiro gera 74 mil vagas formais em seis meses

Ver próximo

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Rio é bicampeão da Meia Maratona dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, no Canadá

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!