Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Com isso, o esporte está em alta em vários municípios do país, e não é diferente no município de Macuco, que, pelo terceiro ano consecutivo, consegue encerrar suas atividades anuais batendo recorde de eventos esportivos, alçando resultados expressivos.
O prefeito Rogério Bianchini (PMDB), juntamente com o diretor de Esporte e Lazer da Prefeitura, Diogo Latini, e a equipe do Departamento de Esporte e Lazer, são os responsáveis por este sucesso. Durante os últimos 12 meses, foi realizado um trabalho de grande destaque no município e na região.
Em 2009, quando assumiu o Departamento de Esporte e Lazer do município, Diogo Latini realizou 45 eventos, com diversidade de 19 modalidades esportivas. Em 2011, os números chegam a 77 eventos e 24 modalidades esportivas diferentes.
Dentre os eventos realizados em 2011, destacam-se alguns que foram de grande importância para o município: Circuito Macucoense de Pôquer, com realização de 12 etapas; Copa Macuco de Futebol Júnior; Olimpíada Estudantil de Macuco, com participação das escolas municipais, estaduais e particulares; participação do município no Seminário de Orientação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016; Trilha de São João Batista, com participação de mais de 850 trilheiros; inscrição do município na pré-seleção das sedes de treinamentos dos Jogos Olímpicos e Para Olímpico Rio 2016; Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol, com participação de oito municípios; Campeonato Municipal de Sueca, com seis etapas; Copa Macuco de Artes Marciais; Campeonato Municipal de Sinuca, com seis etapas; Cavalgada de Macuco, com participação de mais de 1,5 mil cavaleiros e amazonas; Encontro de Capoeira Elite de Bimba; e Copa de Futebol Sub-17 da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).
– Realmente, o ano de 2011 veio para elevar o trabalho da administração do prefeito Rogério Bianchini na área de esporte, onde foram superadas muitas expectativas – destaca Diogo Latini.
Além dos eventos, o município ainda dispõe dos seguintes projetos esportivos, com aulas gratuitas para a população: Macuco Bom de Bola, Brincando na Rua, Esporte na Pestalozzi, Rio 2016, Novos Ideais, Esporte na Igreja, além dos projetos Nadar Feliz e Cidadão Campeão, que tiveram início este ano. “Demos um salto muito grande na área de esporte do município, proporcionando à população a prática de atividade física e a melhora de qualidade de vida”, disse o prefeito Rogério Bianchini.
Ainda se destaca este ano a participação do diretor de Esporte e Lazer, Diogo Latini, no Fórum Permanente de Esporte da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e a inscrição do município como uma das possíveis sedes de treinamentos dos Jogos Olímpicos Rio 2016.