Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Um evento, capitaneado pela Gestão Municipal – desenvolvido pela Secretaria de Educação e com apoio dos demais setores municipais –, totalmente gratuito e aberto ao público de todas as idades, será realizado no centro da cidade de Macuco, nos dias 16 e 17 de maio, de 8h às 17h. O município vai abrigar a FLIMAC/2024 (Feira Literária de Macuco) que, nessa versão, irá abordar a temática ‘Confabulando’, para tratar das mais belas e criativas fábulas já idealizadas por grandes pensadores.
Dentre as novidades da programação, destaque para as tendas distribuídas no espaço do evento, atrações gastronômicas, apresentações artísticas e culturais dos estudantes envolvidos, incluindo a abordagem das fábulas com o dinossauro ‘Saber Leitor’, o Teatro do Tio Zica, com a encenação da peça ‘Dona Baratinha’, performance do palhaço Tatá, presença da artista Belinha e Sua Malinha, exposição dos trabalhos escolares dos educandários e oficinas literárias para a garotada.
Durante a abertura, na quinta-feira, às 8h, acontece o Desfile Cívico das Delegações, com a participação de duas bandas marciais, das escolas das redes Municipal e Estadual e Guarda Mirim Municipal. Além disso, haverá apresentação do Coral da Terceira Idade Flor de Ipê, bate-papo interativo com o escritor e poeta Lefferr e presença de jovens estudantes de municípios vizinhos, entre os quais Cantagalo, Cordeiro, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.
A FLIMAC/2024 também incorporará uma ação especial à sua programação, com a inclusão da Caminhada ‘Faça Bonito’, organizada e desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Esta iniciativa visa proteger crianças e adolescentes em consonância com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, marcando uma relevante colaboração com as causas sociais. Essa passeata ocorre na manhã de sexta-feira, dia 17, com um grande cortejo pelas ruas da cidade.
“Este encontro literário é algo bastante aguardado e promete transformar Macuco em um centro efervescente de criatividade e conhecimento, fortalecendo os laços comunitários e destacando o papel essencial da literatura na vida e na cultura das pessoas de nosso município e de toda a região circunvizinha”, aposta a secretária de Educação, professora Claudia Vogas.