Continua em alta, no município de Macuco, uma série de mobilizações idealizadas pela comunidade escolar visando propagar as mais diversas mensagens propostas por estudantes, diretores, professores, equipes de apoio, pais e responsáveis que continuem funcionando como uma ferramenta de manutenção da paz nas escolas.
Para dar continuidade ao chamado de engajamento junto à população e permanecer alertando a sociedade sobre temas prementes que defendam atitudes humanitárias e sadias no ambiente educacional, a Escola Municipal Professora Sylvia Bath Rosas teve momentos de aprendizado e reflexão nesta terça-feira, dia 18 de abril, quando a psicopedagoga Margareth Anselmo promoveu uma esclarecedora palestra. Ela tratou da paz em variadas vertentes e trouxe à tona causas e efeitos do bullying, algo considerado maléfico atualmente em todo país.
Outro educandário a deixar clara a intenção de combater atos contrários à paz no cotidiano escolar foi o CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta. Na presença dos secretários de Segurança Pública e Educação – Capitão Jocélio Bezerra e professora Claudia Vogas –, respectivamente, e do diretor de Trânsito João Luiz Peixoto, estudantes e convidados compartilharam de uma conversa amistosa sob a sombra da denominada ‘árvore da paz’, alcunha dada pelos estudantes. O papo versou sobre amizade e companheirismo como mola mestra da convivência pacífica.
Por fim, convidados pela diretora Marina Espíndola, a professora Claudia Vogas, o Capitão Jocélio e o diretor João Luiz Peixoto foram incentivados a aprender com um dos estudantes do colégio macuquense um pouco sobre a arte origami, confeccionando junto com ele uma ‘pomba da paz’. “Tudo isso é muito válido, porque mostra o quanto nosso ambiente escolar é sadio e quer apenas paz e harmonia”, declarou comovida a secretária de Educação. O CIEP ainda deu sequência às comemorações pelo ‘Dia Nacional da Leitura Infantil’ com a Boneca Lili.
Fotos: Rodrigo Cuco