Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
A participação maciça dos professores da rede dinamizou o evento, que, abordando temas diversificados, contou com a interação destes. Concomitantemente, as oficinas ‘Práticas e Rotinas da Educação’ e ‘A Relação Texto-contexto no Ensino e o seu Papel na Construção da Interdisciplinaridade’, ministradas, respectivamente, pelas pedagogas Maria Luíza Brotinho e Márcia Luzia da Gama, deram início às atividades do primeiro dia de seminário.
No período da tarde, os temas apresentados foram: ‘Diálogo com as Diferenças’, ‘Trabalhando a Educação Inclusiva’ e ‘O Encantamento dos Textos: as Rodas de Leitura’, cuja palestrante Ana Lúcia Tavares trouxe dicas de como se utilizar distintos textos no dia a dia da sala de aula, de forma divertida e instigante. E, para concluir o primeiro dia do evento, a palestrante Márcia Luzia da Gama agraciou todos os presentes com a palestra ‘Ao Mestre com Carinho’, e, de forma alegre e comovente, buscou mostrar ao docente que o ato de educar não pode e não deve ser visto como uma obrigação, mas como um prazer.
Dando continuidade ao I Seminário de Educação, o segundo dia de evento contou com a participação da palestrante Bianca Acampora, que trabalhou o tema ‘Utilização de Jogos Pedagógicos’, com os professores do ensino fundamental, e, mais uma vez, da palestrante Maria Luíza Brotinho, que “fabrincou” brinquedos com material reciclável, com os professores da educação infantil.
Para a secretária de Educação de Macuco, Simony Mansur, o seminário, além de aprimorar o conhecimento dos docentes da rede, que poderão utilizar o aprendido nas oficinas no cotidiano escolar, aproximou os profissionais, que puderam trocar informações sobre as atividades que desenvolvem com seus alunos.
A secretária destacou, ainda, que o tema do evento – ‘A Ciranda do Conhecimento’ – foi gerado a partir de uma triagem feita pelos orientadores pedagógicos do município, que vêm desenvolvendo um belíssimo trabalho de campo, conhecendo a realidade, apurando fatos e orientando os profissionais para desenvolverem, da melhor forma possível, o processo educacional a que se destinam.
Simony Mansur também falou da preocupação em primar pela qualidade do ensino em busca de desenvolvimento dos alunos. “Nosso objetivo é capacitá-los para serem protagonistas de suas histórias, de maneira que possam caminhar para um crescimento pessoal mais estruturado e embasado numa orientação escolar de ótima qualidade”, concluiu.
A Secretaria de Educação de Macuco está desenvolvendo o projeto ‘Merenda Nota 10’, que tem a preocupação de oferecer ao aluno da rede municipal de ensino uma alimentação adequada, orientada por um nutricionista. O município também dispõe de um projeto de natação que atende não só os alunos da rede, mas toda a comunidade. A maior preocupação é tratar as doenças respiratórias que vêm crescendo e prejudicando o andamento escolar de muitas crianças.