No último final de semana de janeiro, nos dias 28 e 29, sábado e domingo, foi realizado o 50º Festival de Folias de Reis de Macuco, um dos mais tradicionais e antigos do interior.
Durante todo o ensolarado dia de domingo, o centro de Macuco – que já vivia desde o sábado um clima de devoção aos Santos Reis, iniciado pela celebração da Missa Solene e recepção às primeiras agremiações – virou o ponto de encontro da região e foi possível constatar famílias inteiras de macuquenses e visitantes se confraternizando num clima de paz e harmonia em torno do evento assinado pela Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura e organizado pelo Departamento de Cultura.
Com suas batidas características e bem diversificadas, tendo as vestes impecáveis e com nuances coloridas, bandeiras bem trabalhadas em louvor aos padroeiros e a alegria e irreverência sempre contagiantes e aguardadas dos palhaços trovadores, as Folias de Reis ocuparam seu espaço com muita simplicidade e qualidade e disseminaram a força de uma tradição que Macuco mostrou que sabe preservar muito bem graças à competência da equipe do Departamento de Cultura, cujo proativo diretor Carlos Fonseca foi impecável, com invejável sensibilidade, atuando em todas as frentes, inclusive na montagem artesanal do presépio e na supervisão ao lado dos comandados.
Após participar da celebração da Santa Missa, na Paróquia de São João Batista, ao lado do pároco Fernando Pacheco, no domingo, o bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Ricci, assistiu algumas apresentações, abençoou e elogiou os festejos e parabenizou a prefeita. “Belíssimo evento”, disse.
No total, 31 grupos folclóricos reiseiros – representando, além do anfitrião Macuco, os municípios de Carmo, Cantagalo, Duas Barras, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Cordeiro, São Fidélis, Itaocara, Cambuci, Miracema, Laje do Muriaé, Cardoso Moreira e o bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro – entoaram seus cânticos louvando o Menino Jesus e os Santos Reis.