Justiça suspende a realização do concurso público de Duas Barras
O prefeito Félix Lengruber (PMDB) inaugurou, em 30 de agosto, sábado passado, uma academia da terceira idade no Macuco Rural Park. Esta academia faz parte do projeto ‘60 Mais’, da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, e conta com oito tipos de aparelhos para o desenvolvimento de atividades físicas. Os usuários serão acompanhados por uma equipe especializada. Segundo o secretário Marcus vonSeehausen, presente à inauguração, ela tem capacidade para atender a 240 pessoas.
Os municípios que vão receber as academias são escolhidos de acordo com a quantidade de idosos. Além disso, as prefeituras têm que disponibilizar um espaço público de 70 metros quadrados com chão liso para a instalação dos oito equipamentos que ajudam no fortalecimento muscular, alongamento e desenvolvimento da capacidade aeróbica do idoso. Para o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, muitas pessoas não teriam condições de pagar pelo serviço que o Estado disponibiliza.
– Estamos dando condicionamento para estes idosos e, principalmente, retirando estas pessoas dos postos de saúde. Isso é o Estado investindo na prevenção – afirmou o secretário.
Em cada academia, há profissionais para ajudar os idosos: professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e uma pessoa de apoio. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 16h às 19h. Cada academia terá duas turmas por hora, com 20 alunos cada. No total, são 12 turmas por dia.
O idoso que quiser se cadastrar deve procurar o professor de educação física da academia durante o horário das atividades. É necessário ter atestado médico. No total, são 240 vagas por academia – incluindo a de Macuco – e o limite de cadastro será de até 360 idosos.