Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Muitos municípios brasileiros já optaram pela retomada gradativa das aulas presenciais. Em Macuco, esse debate ocorre de forma ampla e democrática entre profissionais do setor, pais e responsáveis. A Secretaria de Educação já iniciou os preparativos para garantir que os estudantes retornem ao ambiente escolar em segurança.
Num debate ocorrido numa sala virtual na segunda-feira, 05 de julho, professores, diretores de escolas, pessoal de apoio e integrantes da Gestão Municipal assistiram à explanação da defensora pública Larissa Davidovich, do 7º Núcleo de Tutela Coletiva da Defensoria Pública. Ela desmistificou fakenews propagadas nas redes sociais e lamentou que o Brasil esteja mal em várias frentes, incluindo a manutenção das escolas fechadas.
Com abordagens objetivas, ela fez os profissionais entenderem que a escola é um ambiente bastante seguro, exatamente por ser monitorado. “É absolutamente normal esse medo gerado pela pandemia, mas precisamos reiniciar seguindo ‘o novo normal’, pois o vírus não pode estar somente nas escolas. Se todas as atividades foram retomadas, porque com a escola não pode ser da mesma forma?”, argumentou a defensora pública.
Professores deram depoimentos e uma pesquisa da Secretaria de Educação sobre a opção do retorno apresentou números positivos e surpreendentes, já que apontaram que os pais anseiam pelo retorno das aulas, especialmente pela preocupação com a qualidade do aprendizado. “Não se trata apenas de conteúdo, mas de relações interpessoais. Criança precisa de criança”, emendou de forma incisiva doutora Larissa.
Antecipando-se à retomada das atividades presenciais, programadas para 02 de agosto, a Secretaria de Educação esclarece que 15 dias do mês de julho servirão como avaliação presencial de turmas de 1º e 2º anos. As demais do Ensino Fundamental já foram avaliadas e as escolas estão sendo preparadas para garantir todas as medidas de segurança, como será mostrado em vídeos oficiais previamente programados. Com o retorno híbrido, pais poderão optar pela modalidade presencial, online, ou até por ambas.
FOTOS: Secretaria de Educação