Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 9 de junho, a cidade de Macuco sediou um encontro que debateu a adesão dos municípios ao programa ‘Crack, é Possível Vencer’, do Governo Federal, ao receber o secretário estadual de Prevenção à Dependência Química, Felipe Pereira, prefeitos, secretários de Saúde, de Assistência Social e demais representantes das administrações da região.
Na divulgação do evento, estavam prevista a presença de prefeitos, secretários e representantes dos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Macuco no encontro com o secretário estadual de Prevenção à Dependência Química, Filipe Pereira. Na pauta, o aumento do consumo ao crack no interior do estado. Mas somente os prefeitos Félix Lengruber (PMDB), de Macuco, e Leandro Monteiro (PCdoB), de Cordeiro, estiveram na reunião, que contou com a participação de Marcelo Mansur, vice-prefeito de Macuco; Rodrigo Romito, secretário de Saúde de Macuco; Cássio Daflon e Alan Joi, vereadores de Macuco; Fernanda Faria, representante do Caps Macuco; Fernanda Machado, presidente do Comad; Antônio Fagundes, secretário de Políticas sobre Drogas de Nova Friburgo, ao lado do coordenador Ricardo Onofre; Welington Pires, secretário de Saúde de Bom Jardim; Vânia Huguenin e Madalena Bard, secretárias de Saúde e Assistência Social de Cantagalo, respectivamente; Márcio Barbas, secretário de Saúde de Cordeiro, com a coordenadora do Creas, Flávia Oliveira; Leonardo Sarmento, secretário de Saúde de Duas Barras; Elaine do Amaral, secretária de Saúde de Santa Maria Madalena; e tenente Velasco, comandante da 3ª e 4ª Companhias da PM.
Durante a reunião, os líderes obtiveram informações sobre o programa federal, que visa prevenir o uso e promover atenção integral aos usuários de crack e outras drogas, bem como enfrentar o tráfico de drogas. O programa ‘Crack, é Possível Vencer’ é coordenado pelo Ministério da Justiça, que desenvolve ação integrada em três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.
Dentro desses três aspectos, integra grupos sociais trabalhando simultaneamente na prevenção, combate e reabilitação e reintegração social. Trata-se, na verdade, de um amplo trabalho que oferece aos grupos de risco irrestrito apoio às necessidades, contribuindo para a redução dos índices de consumo de drogas.
O titular da Secretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química, Felipe Pereira, expôs seus projetos, se comprometendo em avaliar a participação de Macuco num programa voltado à rede municipal de ensino. Felipe Pereira liderou as discussões, que acertaram que a proposta de aderir ao programa será levada aos demais municípios do Consórcio Serra Norte.
– Macuco dá um grande passo ao aderir ao programa proposto, passando a ter melhores condições e ferramentas para implementar as ações necessárias para uma política pública sobre prevenção às drogas – discursou o prefeito Félix Lengruber.
Para que seja possível receber os recursos destinados ao programa, os municípios debateram a oportunidade de se unirem através de um consórcio e, com isso, conseguirem efetivar uma rede de funcionamento com estrutura para alocar comunidades terapêuticas, unidades de acolhimento, leitos 72 horas, entre outros. O projeto será apresentado em um novo encontro a ser realizado nessa terça-feira, 16 de junho, em Cachoeiras de Macacu.