No dia 19 de junho, Macuco sediou a reunião presencial do Fórum dos Conselhos de Saúde da Região Serrana, realizada no Rural Park. O evento recebeu técnicos responsáveis pela Rede de Urgência e Emergência (RUE) de vários municípios da região, que debateram temas essenciais para a saúde pública regional. A organização do encontro ficou a cargo do Conselho Municipal de Saúde de Macuco, liderado pelo presidente Ramon Miranda, vice-presidente Carlos Maturana e secretária executiva Vanda Fonseca, com apoio e presença da secretária de Saúde, Ana Paula Gonçalves.
Durante a reunião, o coordenador da RUE, Eduardo Lenini, e o superintendente da RUE, Glauco Fonseca, apresentaram informações cruciais sobre a implementação e estruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) nos municípios. A apresentação foi seguida de uma sessão de perguntas e respostas, onde os técnicos esclareceram dúvidas e discutiram os desafios enfrentados na descentralização do serviço. Participaram conselheiros de Cantagalo, Cordeiro, Santa Maria Madalena, Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Teresópolis, Petrópolis, São Sebastião do Alto, Nova Friburgo, Trajano de Moraes e Carmo, além dos secretários de Saúde Elan Morelli (São José do Vale do Rio Preto) e Clarissa Rippel Guita (Teresópolis).
A secretária de Saúde de Macuco e anfitriã do evento, destacou a relevância dos encontros mensais do fórum, que permitem que cada município trate de pautas específicas. Ela enfatizou o papel fundamental do Conselho Municipal de Saúde na avaliação e aprovação das ações da secretaria, ressaltando que todas as decisões passam pelo crivo dos conselheiros, que representam tanto o estado quanto a população local.
“É indispensável que nós, como secretários de uma pasta de tamanha responsabilidade, atuemos alinhados com o conselho, ouvindo opiniões e sugestões, afinal, eles são legítimos representantes do estado no município e também a voz do povo. Por isso, todas as decisões passam pelo Conselho de Saúde, para que as políticas sejam cada vez mais eficazes”, afirmou Ana Paula Gonçalves, acrescentando que é fundamental a colaboração dos municípios serranos no aprimoramento dos serviços de urgência e emergência, garantindo atendimentos eficientes e integrados à população.
Fotos: Wesley Marques