Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O prefeito de Macuco, Félix Lengruber (PMDB), recebeu o deputado Nilton Salomão (PT), representantes da Caixa Econômica Federal e da União por Moradia Popular do Estado do Rio de Janeiro para discutirem e organizarem a construção de 80 casas populares através do programa ‘Minha Casa, Minha Vida – Entidades’. Com apoio do grupo da União por Moradias, a construção das casas é gerenciada por ele com a participação das famílias que serão contempladas.
Com um terreno já definido e em fase de preparo de documentação, a obra deve ter início brevemente, já que, da parte da Caixa, a liberação será rápida, segundo o gerente regional de Governos do banco, Paulo Zacarias.
Além disso, a própria entidade avalia as famílias cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social para a decisão de quais serão as beneficiadas, já que elas são envolvidas em todo o processo de construção, na escolha dos materiais e em mutirões de obra.
– Acreditamos que é possível reverter esse quadro de falta de moradia no Brasil. Trabalhamos por esse ideal e encontramos, em Macuco, um prefeito disposto a fazer, por isso queremos ajudar. Se todos os prefeitos tivessem essa vontade, resolveríamos os problemas – disse um dos coordenadores da União, Cláudio Pereira.
De acordo com o vice-prefeito Marcelo Mansur (PSB), as famílias beneficiadas têm 95% das casas pagas pelo Governo Federal e resta apenas 5% para elas pagarem em 10 anos.
Segundo Félix Lengruber, a Prefeitura tem dado suporte de emergência às famílias que necessitam, mas é preciso resolver o problema de vez. “Quero agradecer o apoio do deputado que nos colocou em contato com a entidade União por Moradias, uma entidade conhecida e muito respeitada e que demonstrou tanta boa vontade em nos ajudar. Também à Câmara, que tem colaborado para resolvermos as questões dos terrenos. Temos uma demanda grande por moradias e estamos empenhados em solucionar essa questão. Estamos com projetos já encaminhados pela Cehab (Companhia de Habitação do Estado do Rio de Janeiro) e outro com a Caixa. Com mais essas 80 casas, tenho certeza que alcançaremos nossa meta de construir 400 até o final de nosso mandato”, explicou.
Para Nilton Salomão, a questão de falta de moradia é algo que necessita de atenção e o município que busca isso sai na frente. “Sempre sonhamos com isso, o interesse público e a responsabilidade em fazer. Buscarem solução para questão de habitação é muito importante. Estou animado em ajudar no que for possível para que, aqui, tenhamos bons resultados”, enfatizou o deputado.
Estiveram presentes à reunião o secretário de Obras, Niraldo Menezes; o presidente da Câmara, Frank Lengruber (PSD); o vereador Wilson Trallis (PSB); a coordenadora da entidade, Jurema da Silva; e o gerente da Caixa de Cantagalo, Rubem Filho.