Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Joaquim Naegele comandou a Campesina Friburguense durante mais de 30 anos
A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense foi convidada a participar do projeto ‘9 Cultural’, da Secretaria de Cultura de Cantagalo, e prestar uma homenagem especial para marcar os 114 anos de nascimento do maestro cantagalense Joaquim Naegele, ocorrido no último dia 2 de junho. Naegele também foi maestro da Campesina por mais de 30 anos.
O concerto contou com um repertório sinfônico e voltado aos grandes mestres de bandas de música do país, mas, principalmente, destacando as composições de Joaquim Naegele, que ganhou notoriedade no Brasil e no exterior, até porque o dobrado ‘Janjão’, de sua autoria, virou prefixo da BBC de Londres no período da segunda guerra mundial. “Joaquim Naegele foi um dos grandes mestres de bandas de música que este país conheceu”, disse o maestro Marcos Freitas, que regeu a Campesina Friburguense na apresentação.
Recém-chegada de uma turnê na Suíça, quando se apresentou na cidade de Fribourg, a Campesina Friburguense levantou a plateia, sentada em cadeiras espalhadas pela praça pela Secretaria de Cultura, em vários momentos, em especial quando, quase ao final, uma surpresa: apresentação conjunta com o Grupo de Gaitas Escocesas, que deu um verdadeiro show, com músicos vestidos a caráter, embora tenha sido uma apresentação curta, de apenas dois números.
Elogiado pelos projetos culturais que vêm sendo implementados pela Prefeitura, o prefeito Saulo Gouvea discursou enaltecendo o privilégio de receber a Campesina Friburguense e por contar com uma praça cheia, com muitas pessoas interessadas em curtir o concerto. “Estou certo que cada centavo investido em cultura, como em saúde e educação, vale a pena. Nossa proposta de trabalho é exatamente valorizar esse tipo de iniciativa, resgatando os nossos valores e introduzindo eventos culturais no hábito dos cantagalenses, e porque não dizer, no hábito dos moradores da região, pois contamos, nesse fim de semana, recheado de atividades culturais e esportivas, com a participação intensa de moradores de várias cidades da região. Parabéns à Campesina e muito obrigado por ter aceito o nosso convite”, disse Gouvea.
O secretário de Cultura, Gildomar Bard da Silveira, também falou da importância do momento e destacou a afinidade da Campesina Friburguense com Cantagalo, principalmente pelo fato de ter, no maestro Joaquim Naegele um vulto também muito importante para a agremiação musical friburguense. Também discursaram a presidente da Câmara Municipal, vereadora Renata Huguenin, e Joel Naegele, sobrinho do maestro homenageado e que se mostrou bastante emocionado, falando, com bastante propriedade, não só da vida e da obra de seu tio, mas, também, da relação com a Campesina Friburguense. Naegele também elogiou as ações culturais empreendidas pela Prefeitura.