Magistrados do Rio de Janeiro atuarão no Rio Grande do Sul

O desembargador Ricardo Cardozo e a juíza Eunice Haddad. Foto: Divulgação / Amaerj

O desembargador Ricardo Cardozo e a juíza Eunice Haddad. Foto: Divulgação / Amaerj

Através de iniciativa solidária da Associação dos Magistrados, presidida pela juíza Eunice Haddad, em parceria com o TJRJ, que tem na presidência o desembargador Ricardo Cardozo, 74 magistrados fluminenses (61 juízes e 13 desembargadores) vão atuar em processos do TJRS, a fim de auxiliar o Poder Judiciário gaúcho após as enchentes que atingiram o Estado.

A mobilização dos voluntários foi realizada pela AMAERJ. Na 1ª instância, os juízes irão presidir audiências nas competências Cível, Criminal, de Família, Fazenda Pública e nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Na 2ª instância, a atuação nas sessões de julgamento será como desembargador vogal nas competências Cível e Criminal.

O desembargador Alexandre Freitas Câmara, presidente do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJ-RJ (NUCCOP), destacou a importância da ação: “O TJ-RJ, de forma pioneira, firmou importante termo de cooperação com o TJ-RS, para que nossos magistrados e magistradas, de forma voluntária e gratuita, ajudem o Poder Judiciário gaúcho a dar conta dos processos que foram diretamente prejudicados pelo desastre climático ocorrido no Rio Grande do Sul este ano. Precisamos lembrar que o Poder Judiciário, na verdade, é uno, e que somos todos brasileiros. Assim, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul se unem para diminuir o drama humano que tanto fez sofrer o povo gaúcho. E o TJ-RJ mostra por que é hoje a maior referência nacional quando o assunto é cooperação judiciária”.

O acordo de cooperação entre os duas Cortes cumpre a Recomendação 152/2024, do Conselho Nacional de Justiça, relativa à “adoção da cooperação judiciária, inclusive interinstitucional, para a prática de atos administrativos e jurisdicionais necessários ao tratamento adequado de processos e o desenvolvimento da administração judiciária no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul”.

Ver anterior

Dos 92 municípios do estado do Rio, 13 serão comandados por mulheres em 2025

Ver próximo

Governo do Estado repassa R$ 91 milhões para as prefeituras fluminenses

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!