Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Não existe outra igual no estado do Rio de Janeiro. Ela é única e premia os verdadeiros campeões. Neste ano, será a vigésima edição dos Melhores do Esporte, que, em 2015, homenageia três personalidades de Nova Friburgo: o professor Alexandre Fajardo, que emprestará seu nome ao troféu dos vencedores de 2012; o zagueiro do Friburguense, Cadão; aos destaques de 2013; ao lateral Sérgio Gomes, aos indicados e vencedores do ano de 2014.
O projeto acontece nesta quinta-feira, 26 de março, às 20 horas, na Choperia Mais 1, com coordenação geral do jornalista José Duarte, patrocínio da Prefeitura de Nova Friburgo e Prodesporte e apoio da Associação Friburguense de Imprensa (AFI) e Choperia Mais 1.
O acesso ao local da festa se dará por ingressos de duas cores: verde – para ganhadores dos anos de 2012 e 2013, com validade para cinco pessoas cada convite e traje social completo; e amarelo para convidados, com traje esporte fino. A parte musical ficará sob a responsabilidade do DJ Saulo Emerick. Serão 40 troféus ao todo e mil convites já foram distribuídos. Todo o cerimonial já está preparado, esperando o momento do início do evento.
Inicialmente, serão premiados os 10 ganhadores do ano de 2012 com o Troféu Alexandre Fajardo. A seguir, os 10 vencedores de 2013, com o Troféu Cadão. E, finalmente, começa a abertura dos envelopes das 14 modalidades dos 42 atletas indicados de 2014, com o Troféu Sérgio Gomes.
Os vencedores, desde 2006, são escolhidos no sistema de abertura de envelopes, após análise dos indicados por uma comissão de 13 pessoas, cuja primeira letra do nome começa com a letra “J”. É o Conselho dos Jotas. Os nomes dos vencedores são colocados em envelopes lacrados, entregues à coordenação na hora da festa.
A coordenação achou por bem não homenagear pessoas falecidas. Em 1995, por exemplo, o homenageado André Junk faleceu 15 dias antes da festa. Lamentavelmente, com os convites todos já distribuídos, não se pode adiar o evento em virtude da agenda do clube. Foi realizada a premiação sem coquetel, sem música, em apenas 30 minutos, e, no início, foi prestado um minuto de silêncio, respeitando os pais de André, que vieram do sul do país para prestigiar a festa, já que André jogava basquete no Country Clube, mas era nascido em Porto Alegre (RS).
– Nos anos de 1999, 2000 e 2001, não realizamos a festa por falta de patrocinador. Este ano, vamos fazer 3 em 1, porque, em 2012 e 2013, passamos por um momento muito delicado com o agravamento da saúde da mãe do organizador, que veio a falecer em maio de 2014. Foram três anos muito difíceis – justificou José Duarte, organizador do evento.
Os troféus deste ano estão expostos no Centro de Turismo da Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro da cidade, onde ficarão até às 12 horas desta quinta-feira, dia 26.