Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Com o fim do prazo de pagamento da primeira parcela ou da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023, os donos de 1.449.091 veículos já pagaram ao menos uma parcela do tributo. Desse montante, 796.013 optaram pelo pagamento integral. O número é semelhante ao do ano passado, quando 1.425.344 IPVAs foram total ou parcialmente pagos após o vencimento da primeira parcela. A frota de veículos com imposto a pagar é de cerca de 3,7 milhões de veículos.
Quem perdeu o prazo ainda pode quitar o tributo. Para isso, o primeiro passo é emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD) no Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/) ou no site do banco Bradesco (www.bradesco.com.br). Vale lembrar que há incidência de multa por atraso de 0,33% ao dia, limitada a 20%, mais juros (taxa Selic). Além disso, o atraso no pagamento do IPVA impede a transferência de propriedade do veículo.
“Aproveitei o desconto de 3% para pagar o imposto à vista e cumpri com a minha obrigação. Agora é rodar com o carro tranquilo”, afirmou o funcionário público Carlos Alberto Mangefeste, de 62 anos.
O IPVA é uma importante fonte de receita para o estado e também para os 92 municípios fluminenses, que têm direito a 50% da arrecadação do tributo. O calendário será retomado no dia 23 deste mês, com o vencimento da segunda parcela para os veículos com placa final zero.