Mais de 200 casas em áreas de risco

Números são somente de Bom Jardim

 

O Serviço Geológico do Estado, órgão ligado ao Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ), realizou o mapeamento do município de Bom Jardim quanto a risco iminente a deslizamentos em seu território, cujo relatório foi concluído em dezembro de 2011. De acordo com o mapa elaborado pelo DRM-RJ, foram diagnosticados 56 setores de risco iminente, com 219 casas ameaçadas e 877 pessoas expostas, tanto na sede como nos distritos de Banquete, São José do Ribeirão e Barra Alegre.

Para conhecer o mapeamento de Bom Jardim, basta acessar o site do órgão – www.drm.rj.gov.br -, clicando em ‘Cartas de Risco dos Municípios Fluminenses’, onde é possível baixar o mapa, bem como as fotografias das áreas expostas a escorregamento.

O jornal Superinteressante publicou, em março de 2012, um boletim informativo a respeito de pesquisas no campo climático: ‘pesquisadores brasileiros desenvolveram um modelo matemático que ajuda a prever a ocorrência de enchentes e o percurso que tomará o rio em caso de enxurradas’. “Nossa ferramenta descreve uma propriedade física da paisagem da topografia, que liga com a hidrologia”, diz Antônio Donato Nobre, líder de pesquisa.

A Prefeitura de Bom Jardim já recebeu cinco mil exemplares da cartilha de prevenção de risco. Com o título ‘Comunidade Mais Segura – Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos de Movimentos de Massa e Inundações’, o material foi editado com apoio financeiro do Fundo Estadual de Controle Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da Secretaria do Ambiente. A cartilha, cuja edição original é de autoria do Serviço Geológico do Brasil, será utilizada em programas de informação básica sobre desastres naturais para as comunidades do município, principalmente os escorregamentos de massa e as inundações.

 

Ver anterior

Projeto ‘Despertar’ está de volta

Ver próximo

Prefeitura de Bom Jardim modifica tratamento de lixo no município

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!