Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Cíntia Garcia é a Garota Cordeiro 2016
Na noite do último dia 8 de julho, a sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense recebeu um ótimo público para o Concurso Garota Cordeiro 2016. A universitária Cíntia Garcia venceu oito concorrentes e se tornou a nova representante da beleza feminina da Cidade Exposição, conquistando 337,5 pontos da comissão julgadora.
Cíntia tem nos cabelos loiros e nos olhos azuis os destaques da sua beleza. Moradora do bairro Senna Campos, a jovem vai representar o município no Concurso Rainha da 74ª Expo-Cordeiro, que acontece nesta quinta-feira, dia 21, bem como nos concursos regionais. Ela recebeu a premiação das mãos do secretário de Cultura, Allessandro Concencio.
A disputa mais acirrada da vencedora foi com as jovens que obtiveram o segundo e o terceiro lugar. Iasmine Luciana, do bairro Lavrinhas, ficou em segundo lugar, com 308,9 pontos. Camilla Araújo, moradora do bairro Panair, recebeu 293,4 pontos e alcançou a terceira colocação.
A comissão julgadora foi composta por profissionais ligados às áreas de moda e beleza. Representando as secretarias organizadoras, os secretários Alessandro Concencio (Cultura), David Lindgren (Infância e Juventude) e Lu do Valle (Turismo) acompanharam o concurso ao lado da empresária Ana Paula Vieira, do Salão Fios Fashions, responsável pela produção das candidatas.
No início do evento e no intervalo do desfile, houve apresentações da Academia Cecília Gym. Os apresentadores da noite foram Matheus Brum e Tahiana Robadey.
Lei estadual garante título de Cidade Exposição a Cordeiro
Sancionada pelo governador em exercício Francisco Dornelles no dia 25 de maio, a Lei Estadual 7.285/2016 conferiu ao município de Cordeiro o título de ‘Cidade Exposição’. A iniciativa partiu de um projeto de lei do deputado estadual Thiago Pampolha e a lei definitiva foi publicada na edição do dia 30 de maio do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1921, impulsionadas pelo crescimento da pecuária no interior do Rio, as principais autoridades estaduais e federais do setor projetaram um evento para marcar época e servir de vitrine para todo o país, já que se aproximava o centenário da Independência do Brasil.
A Vila de Cordeiro foi escolhida para sediar a primeira Exposição de Gado e Produtos Derivados, que foi inaugurada no dia 4 de maio de 1921, pelo presidente da República, Epitácio Pessoa, e o presidente do Estado, Raul Veiga.
Vinte e dois anos depois, em 30 de maio de 1943, o presidente da República, Getúlio Vargas, e o interventor federal no estado do Rio, Amaral Peixoto, inauguraram a segunda versão da feira. Na ocasião, selaram pacto com o povo de Cordeiro que culminou com a emancipação, em 31 de dezembro.