Pelo menos sete universitários e membros da Juventude Euclidiana Cantagalense, além de membros do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais (Geac), representaram o município de Cantagalo em São José do Rio Pardo (SP), onde participaram, no período de 9 a 15 de agosto, da 103ª Semana Euclidiana, evento realizado uma vez por ano e que se destina à preservação da memória do escritor Euclides da Cunha, que nasceu em Cantagalo, mas que, na cidade de São José do Rio Pardo, à sombra de uma cabana de zinco e sarrafos, às margens do Rio Pardo, escreveu a maior parte da obra máxima da literatura brasileira, o livro ‘Os Sertões’, lançado em 1902.
Este ano, o evento teve como tema ‘Homem Singular, Escritor Plural – Continuo a ser o Estudante que era. Na programação, o evento contou com participação de estudantes, escritores, professores e intelectuais de todo o País.
O que mais chama a atenção no evento é o fato de ser uma maratona intelectual que visa estudar, debater e conhecer vida e obra do escritor cantagalense Euclides da Cunha. Em cada categoria ou modalidade, os estudantes vencedores são premiados. Os resultados das disputas intelectuais costumam ser divulgados somente em dezembro, quando também é realizada uma cerimônia para a entrega dos prêmios.
Outro detalhe importante é que, por lei aprovada pelas câmaras municipais dos dois municípios, Cantagalo e São José do Rio Pardo são consideradas cidades irmãs, tendo em vista o culto em torno de Euclides da Cunha.