Maratonistas euclidianos de Cantagalo participam da Semana Euclidiana

Pelo menos sete universitários e membros da Juventude Euclidiana Cantagalense, além de membros do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais (Geac), representaram o município de Cantagalo em São José do Rio Pardo (SP), onde participaram, no período de 9 a 15 de agosto, da 103ª Semana Euclidiana, evento realizado uma vez por ano e que se destina à preservação da memória do escritor Euclides da Cunha, que nasceu em Cantagalo, mas que, na cidade de São José do Rio Pardo, à sombra de uma cabana de zinco e sarrafos, às margens do Rio Pardo, escreveu a maior parte da obra máxima da literatura brasileira, o livro ‘Os Sertões’, lançado em 1902.

Este ano, o evento teve como tema ‘Homem Singular, Escritor Plural – Continuo a ser o Estudante que era. Na programação, o evento contou com participação de estudantes, escritores, professores e intelectuais de todo o País.

O que mais chama a atenção no evento é o fato de ser uma maratona intelectual que visa estudar, debater e conhecer vida e obra do escritor cantagalense Euclides da Cunha. Em cada categoria ou modalidade, os estudantes vencedores são premiados. Os resultados das disputas intelectuais costumam ser divulgados somente em dezembro, quando também é realizada uma cerimônia para a entrega dos prêmios.

Outro detalhe importante é que, por lei aprovada pelas câmaras municipais dos dois municípios, Cantagalo e São José do Rio Pardo são consideradas cidades irmãs, tendo em vista o culto em torno de Euclides da Cunha.

Ver anterior

Usina de asfalto entra em funcionamento este mês em Friburgo

Ver próximo

Espetáculo ‘Os Ciúmes de um Pedestre’ faz sucesso no Teatro Lali Monteiro, em Carmo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!