Ao final, marca a estada com uma integração de cidades coirmãs no culto a Euclides da Cunha
Marcos Antônio Soares Longo, diretor do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais de Cantagalo (Geac), berço de Euclides da Cunha, realizou, em novembro, a Segunda Expedição Sertão pelas Cidades do Interior da Bahia, região onde a seca continua castigando um povo que, através de sua luta diária contra as adversidades de sua vida, é muito acolhedor, educado, simples e humilde, dando aos visitantes o de melhor e sincero de sua personalidade forte, conforme retratou Euclides da Cunha.
Marcos Antônio esteve, no período de 13 a 20 deste mês, visitando a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde foi recebido pelo reitor José Carlos Barreto Santana, professor dos Ciclos de Estudos Euclidianos em São José do Rio Pardo (SP) e que apresentou a cidade de Feira de Santana e a universidade. Marcos Antônio também visitou as cidades de Canudos, Euclides da Cunha, Monte Santo e alguns lugarejos.
Nesta nova expedição, o diretor do Geac realizou atividades e pesquisas que deram ao cantagalense uma nova visão a versões da vida do sertanejo em relação aos fatos, relatos e obras discutidos em eventos na Região Sudeste, bem como a sua adaptação à seca que atinge o sertão baiano.
Durante a estada na Bahia, Marcos Antônio também participou da I Mostra Sertão de Artes Cênicas, realizada através de uma parceria do Espaço Nordeste e a Companhia de Teatro Farrapos, evento que agitou a cidade e a juventude em Euclides da Cunha, através de oficinas diversas, concurso de mostras teatrais da região e apresentações da Companhia Farrapos. Ele esteve participando, ainda, do lançamento do livro ‘Sarandita’, de seu amigo e escritor padre Enoque de Oliveira, também na cidade de Euclides da Cunha, a convite da coordenadora cultural do Espaço Nordeste, Acácia do Nascimento.
Em Feira de Santana, foi recebido por Adalgisa Aras, filha do escritor José Aras, que escreveu várias obras sobre a região e seus fatos históricos. Marcos Antônio recebeu a 100 exemplares do escritor para divulgar o sertão em sua região. Também participou do Congresso do Projeto Sertão, um evento cultural em Euclides da Cunha, a convite do professor e historiador Antenor Júnior, dando um apoio no desenvolvimento logístico do evento, onde ainda se reuniu com todos os representantes das cidades para iniciar os trabalhos para 2013.
Encerrou a visita com uma integração das cidades coirmãs de Cantagalo, São José do Rio Pardo (SP), Canudos e Euclides da Cunha, as duas últimas na Bahia, além de outras localidades da região, pelo culto e a história do escritor cantagalense Euclides da Cunha, sua grande obra ‘Os Sertões’ e o grande mártir do sertão, Antônio Conselheiro, com a realização, para o segundo semestre de 2013, do projeto ‘Caminhos da Guerra’, que, através de uma proposta acadêmica, trará de volta os grandes debates entre os estudiosos, professores, universitários, estudantes e admiradores dos temas que envolvem as regiões.
– O que vale é a possibilidade de se ter algo a mais para na integração entre o euclidianismo e conselheirismo, suas vertentes na história atual do Brasil e a visão histórica para o mundo – Marcos Longo.