Mariana Barreto é a representante da beleza negra em Cordeiro

Charme, beleza e elegância marcaram a noite do dia 10 de dezembro, em Cordeiro, quando pessoas de diversos bairros da cidade lotaram as dependências do Centro Cultural Ione Pecly para conhecer, de perto, a mais nova representante da beleza negra da Cidade Exposição.

Idealizado pela Secretaria de Cultura, como parte da programação de final de ano, o Concurso Odara Beleza Negra/Fase Municipal superou as expectativas de quem aguardava um evento apenas voltado à beleza física feminina. Os espectadores receberam uma aula de história sobre a raça negra e voltaram para casa com profundas reflexões sobre o tema.

Abrindo a programação do concurso, alunos do Ciep Oswaldo Cruz, dirigidos pelo professor e escritor Luiz Antônio Cavalheiro, apresentaram um miniespetáculo musicoteatral onde a mescla de dança e dramaturgia chamou a atenção do público com mensagens antirracismo e de valorização da cultura negra, arrancando muitos aplausos.

Personalidades cordeirenses ligadas aos segmentos da moda e cultura integraram o corpo de jurados, entre elas a primeira-dama Fabiana Moulin Monteiro; os decoradores e carnavalescos Joberson Lopes e Darnel Pinheiro; a cantora e atriz Carla Soul; a empresária Danielle Iunes; e a personal trainer Tainan Fernandes.

Convidados especiais, o prefeito Leandro Monteiro (PCdoB); o secretário de Cultura, Allessandro Concencio; e o professor e advogado Henrique Júlio acompanharam, atentamente, os desfiles. Conhecedor e disseminador dos fatos históricos da negritude, Henrique Júlio descreveu passagens de sua trajetória como estudante. “Sou um negro pobre que obteve sucesso pelos estudos. É preciso vencer o preconceito através da educação”, aconselhou.

A vencedora e nova representante de Cordeiro para os próximos concursos regionais de beleza negra foi a jovem estudante Mariana Barreto.

Com 16 anos de idade, 52 kg, 1,72 metro de altura, cabelos e olhos castanhos, Mariana Barreto ficou emocionada ao receber, das mãos do prefeito, a premiação. Domingo passado, 14 de dezembro, ela participa do Concurso Odara Beleza Negra/Etapa Regional, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, às 20 horas, ao lado de concorrentes de toda região.

Contente com o sucesso do evento, o prefeito fez menção à importância da raça negra para o Brasil. “Em todos os segmentos, observamos a presença marcante desse povo forte, inteligente e batalhador. Sou casado com uma linda mulher negra, que me deu filhos lindos, e fico muito à vontade para opinar sobre esse tema”.

Ver anterior

Academia Dragão Imperial, de Duas Barras, se destaca em torneio de artes marciais em Belo Horizonte

Ver próximo

Encontro reúne folias de reis de 13 municípios em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!