Martinho da Vila é enredo da Vila Isabel no Carnaval Carioca

A Escola de Samba Vila Isabel encerrou os desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro com um tributo ao cantor bibarrense, Martinho da Vila. Com o enredo “Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho!“, a Vila exaltou a vida e obra do cantor, compositor e presidente de honra da escola.

Logo no início do desfile, Martinho apareceu em destaque, já na comissão de frente. O cantor surgiu de dentro de um tripé giratório, que o apresentava para todo o público da Sapucaí. A filha do compositor, Mart’nália, também desfilou, e marcou presença na bateria.

Além de homenagear Martinho da Vila, a Vila Isabel contou a sua própria história no Carnaval 2022. Afinal, o músico permanece como membro da escola desde 1960 e participou de três enredos campeões, consagrados em 1988, 2006 e 2013. Após anos escrevendo sambas, o músico se tornou o tema da escola.

O desfile

O desfile da Vila Isabel começou contando a história de Martinho da Vila como um pensador negro, que teve seu lugar de fala no Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio. A partir desta narrativa, a escola, lembrou a infância do cantor, no interior, período em que seu talento pela música e poesia começou a ser revelado. No início do desfile, a Vila também evidenciou criações do cantor para a própria escola, como “Yá-yá do cais dourado” (1969), “Sonhadores alados” (1980) e também sucessos da MPB, como “Canta canta, minha gente“.

Durante o desfile, a Vila também destacou a voz de Martinho da Vila como herdeiro da música africana. Além disso, valorizou projetos sociais desenvolvidos pelo artista em Angola, e também o seu papel na luta contra o racismo. A escola também fez questão de mostrar o samba sem rima, criado por Martinho e todo legado que ele deixa para a música, a literatura e os movimentos sociais.

Cantor acaba de lançar um novo livro

O bibarrense Martinho da Vila lança seu novo livro: "Contos sensuais e algo mais"
O lançamento do livro foi uma oportunidade de fãs e leitores conhecerem o escritor, que já lançou outras obras literárias anteriormente em sua carreira. (Foto: Reprodução/Internet)

Além de ser homenageado por sua escola do coração, Martinho da Vila lançou, recentemente, um novo livro, chamado “Contos sensuais e algo mais. A obra evidencia o talento do músico como escritor e foi lançada pela Editora Patuá, no dia 19/04. O lançamento ocorreu na Livraria da Travessa do Shopping Leblon e contou com sessão de autógrafos, e um bate-papo do cantor com o jornalista e crítico literário, Tom Farias.

De acordo com o jornalista, a nova obra de Martinho é uma aventura literária imperdível:

Martinho da Vila, esse brasileiro genial, volta a se superar. Seu mais novo livro, ‘Contos sensuais & algo mais’ é a mais viva constatação do que estou falando. Concebido, em parte, durante a pandemia, nele o nosso conhecido artista da música popular brasileira, mostra o quanto é versátil, engenhoso e criativo. Com sua mente literalmente fabulosa, tece tramas e dramas, construindo enredos que, tenho certeza, vão encantar e ‘seduzir’ muito o seu leitor, sobretudo os que já o conhecem das muitas obras por ele publicadas. Dono de extensa bagagem literária, incluindo romances, crônicas e livros infantis, com muitas histórias que perpassam o mundo do samba, que lhe é bem familiar, Martinho é sempre inovador e bastante atual, para dizer dele o mínimo. ‘Contos sensuais & algo mais’ torna-se uma aventura imperdível. Quem deixar de ler Martinho, ou é ruim da cabeça, ou não saber sambar”, destacou o jornalista.

Martinho da Vila com o músico e maestro Rildo Hora, no lançamento do livro
Martinho da Vila com o músico e maestro Rildo Hora, no lançamento do livro

Ver anterior

Carreiras de gestão pública têm novas regras para vencimentos-base e gratificações

Ver próximo

Secretaria de Saúde de Cantagalo lança projeto “Vivendo Com Saúde”

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!