Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os artistas Conceição Evaristo e Martinho da Vila estão entre os finalistas do Troféu Juca Pato 2023 de Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira dos Escritores. Maria Vilani, Marilene Felinto e Pedro Bandeira completam a lista. O vencedor ou vencedora será anunciado no dia 22 de setembro.
Até o dia 15 de setembro, os associados da UBE poderão votar para eleger a/o Intelectual do Ano – o prêmio é concedido à personalidade que tenha publicado livro no Brasil, no ano anterior, e se destacado, pelo conjunto da obra, em qualquer área do conhecimento, valorizando e representando os ideais democráticos.
Os finalistas do Troféu Juca Pato 2023
- Conceição Evaristo, escritora mineira, publicou em 2022 Canção para ninar menino grande (Ed. Pallas);
- Maria Vilani, filósofa e poeta cearense, autora de Memórias de Maria e um pouquinho de mim (Ed. Capsianos, 2022);
- Marilene Felinto, escritora e jornalista pernambucana, autora de Mulher feita e outros contos (Ed. Fósforo, 2022);
- Martinho da Vila, carioca de Duas Barras (RJ), publicou Contos sensuais e algo mais (Ed. Patuá, 2022);
- Pedro Bandeira, nascido em Santos (SP), autor de diversas obras infanto-juvenis, publicou Tutifruti (Ed. Moderna, 2022).
Para votar num desses escritores, é necessário ser associada(o) da UBE – Troféu Juca Pato 2023 – UBE – União Brasileira de Escritores.
A UBE – União Brasileira de Escritores, sediada em São Paulo, promove e administra anualmente a eleição do “Intelectual do Ano”, conferindo-lhe o Troféu Juca Pato. O nome da premiação advém do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, ou Belmonte (1896-1947).
O prêmio, um dos mais tradicionais do país, foi criado em 1962 por iniciativa do escritor Marcos Rey.