Justiça suspende a realização do concurso público de Duas Barras
Local é reaberto ao público após um ano fechado para obras
O cantor e compositor Martinho da Vila, ao lado da esposa Cléo Ferreira e dos filhos Preto e Alegria, reinaugurou, em 27 de julho, as instalações do Instituto Cultural Martinho da Vila, em Duas Barras. A cerimônia marcou o retorno das atividades da entidade, inaugurando as novas instalações reformadas e adequadas, com o patrocínio master da Petrobras, e do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Duas Barras, e realização do Instituto Cultural Martinho da Vila.
A sede do instituto é uma casa, onde nasceu o cantor, e que data 1900. De acordo com a presidente do Instituto Martinho da Vila, Cléo Ferreira, a intenção é oferecer mais segurança e conforto para as atividades desenvolvidas no instituto, local que se tornou referência cultural e turística na região. “Realizaremos um levantamento das reais necessidades da região e, a partir da demanda, montaremos a grade de atividades para o instituto”, afirmou.
No espaço ao redor da sede, foram construídos quatro quiosques e um teatro com capacidade para 170 pessoas, com dois camarins, para receber as atividades da entidade. Na ocasião, foi inaugurada uma exposição permanente em homenagem ao músico, com entrada franca, que exibe fotos, figurinos, objetos pessoais e troféus recebidos ao longo da carreira.
A casa ficou mais de um ano fechada para reforma e expansão, que contou com o patrocínio da Petrobras. Para Martinho, o local é um ponto de referência para informações sobre sua carreira, ideia inspirada no desejo de preservação de sua história, além de promover atividades voltadas para a inclusão social da comunidade.
O evento contou com a participação especial da bandinha do Instituto Cultural Martinho da Vila, regida pelo maestro Rubens Lack e formada por alunos que tiveram iniciação musical na entidade. A banda se apresenta há 10 anos com instrumentos doados pela Petrobras. Na cerimônia, os músicos executaram sucessos do patrono.
Além de ser homenageado com um estandarte entregue por representantes da Escola de Samba Vila Isabel, Martinho da Vila foi surpreendido, ao final da cerimônia, com a entrega do ‘DVD de Ouro’, realizada pelos representantes da gravadora Musickeria, pelas vendas do Samba Book Martinho da Vila.
Localizado na Fazenda Cedro Grande, em Duas Barras, o Instituto Cultural Martinho da Vila é uma entidade sem fins lucrativos, estruturada mediante associação de pessoas e instituições, tendo como patrono o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila. Foi fundada em 20 de novembro de 2003.
O instituto beneficiou mais de dois mil alunos com diferentes atividades, oferecidas para a população rural, como cursos de alfabetização, teatro, artesanato, percussão, cavaquinho, dança de salão e banda de música.
– Eu sempre falei que sou de Duas Barras, mas há quem ache que sou carioca, enquanto outros até acreditam que eu seja baiano. Voltei à cidade (Duas Barras) uma vez, bem rapidamente, aos 18 anos. Mas, com 30 anos de idade, quando eu já era famoso, moradores daqui foram conferir no cartório seu eu era realmente registrado aqui. Com a confirmação, surgiu o convite para o meu retorno, o que fiz com muita alegria – conta o sambista, que está com os seus 76 anos de idade.
Martinho da Vila comprou a casa centenária, onde nasceu e viveu com seus pais, que eram meeiros de um fazendeiro. “Esta não é minha. Eu doei para Duas Barras. É um patrimônio deles”, afirma o cantor.