Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Alex Vieitas, presidente do Geac
O presidente do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais de Cantagalo (Geac), Alex Vieitas, e a diretora do grupo, Fernanda Bruni, estão visitando a região de Canudos, na Bahia, local onde ocorreu a Guerra de Canudos, narrada no livro ‘Os Sertões’, do escritor cantagalense Euclides da Cunha. Além de Canudos, os cantagalenses visitam Monte Santo, Euclides da Cunha e Uauá, cidades por onde Antônio Conselheiro passou antes de se fixar em Canudos e que também guardam muito da história da guerra e da região.
Alex Vieitas e Fernanda Bruni entregarão ao Memorial Antônio Conselheiro e ao Instituto Popular e Memorial de Canudos uma placa em nome do Geac homenageando as duas instituições. Alex Vieitas aproveitará a oportunidade para divulgar seu livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’ na região da Guerra de Canudos e, como sempre faz questão de frisar, divulgar o nome e os atrativos de Cantagalo, principalmente a Casa de Euclides da Cunha, o Memorial Euclides da Cunha e a herma de Euclides da Cunha, na Praça João XXIII. Os dois estão levando folders e postais, doados pela Secretaria de Turismo de Cantagalo, para distribuir em Canudos e região.
– Estou indo a Canudos para estudar e aprender mais sobre o tema, que é vastíssimo. E também com o intuito de mostrar que Cantagalo também valoriza Euclides da Cunha e o tema Canudos. Mas meu grande sonho é unir Cantagalo, Euclides da Cunha, Canudos e São José do Rio Pardo na difusão do movimento euclidiano e conselheirista e para estreitar mais ainda esta relação – frizou.
Ele está levando para a Bahia o projeto de lei do ex-vereador Pedro Gardelo, que torna Cantagalo cidade coirmã de Canudos e Euclides da Cunha, para que a Câmara das duas cidades façam o mesmo e os laços culturais possam se estreitar cada vez mais, assim como já é com São José do Rio Pardo (SP), através de projeto de lei do ex-vereador Fernando Pires da Siveira.
O Geac, presidido por Alex Vieitas, é um grupo cultural sem fins lucrativos e que tem o objetivo de divulgar Euclides da Cunha e Cantagalo pelo país, através de seus membros.
A diretoria do grupo é complementada por Fernanda Bruni, Marcos Longo, Matheus Guzzo e Marcelo Diniz.