Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, anunciou ao lado do coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco, a liberação do uso de máscaras em lugares abertos em toda área do município. A medida, que consta em decreto, foi recomendada após ser apreciada e discutida em reunião com a presença do secretário municipal de Saúde, Juninho Azevedo. A conclusão foi que em locais fechados o uso da máscara permanecerá.
“Chegamos a atingir uma porcentagem positiva de toda a população devidamente imunizada. Hoje, o quadro epidemiológico é minuciosamente monitorado pelo município e, em caso de piora, a decisão pode ser revista. Quem quer continuar usando máscara, não tem proibição nenhuma. Mas, peço que as pessoas tenham consciência coletiva em relação às aglomerações em locais abertos”, pediu o prefeito.
O prefeito Rodrigo Viana disse ainda que a flexibilização das medidas em Trajano de Moraes está sendo adotada sob cautela, e por etapas, ou seja, elas podem ser revistas a qualquer momento. “Liberamos aos poucos escolas, agora o estádio para jogos e assim vamos voltando à vida normalmente. Mas peço que a pessoa que apresentar qualquer sintoma respiratório ou sintoma, que volte a usar a máscara e procure a unidade de saúde”, solicitou.
Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) adotada no ano passado, municípios, estados e União têm competência complementar para estabelecer medidas de combate à covid-19. “Recomendamos apenas que o equipamento de proteção individual continue a ser usado por profissionais de saúde e em escolas. O uso também deve ser mantido por pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal”, explicou Saulo Pacheco.