Massa de ar polar derruba as temperaturas na região serrana do Rio

Após uma massa de ar frio, de origem polar, se aproximar do Brasil no último fim de semana, muitas cidades registraram temperaturas baixas e até geadas. Na região serrana do estado do Rio não foi diferente e moradores relataram termômetros abaixo de zero, sobretudo nas madrugadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio ainda deve continuar nos próximos dias em boa parte do Sul e Sudeste do país.

Nova Friburgo

Massa de ar polar derruba as temperaturas na região serrana do Rio
Friburguenses registraram até carros cobertos de gelo

Na cidade de Nova Friburgo, que é tradicionalmente mais fria nessa época do ano, as temperaturas também surpreenderam os moradores. Alguns friburguenses registraram temperaturas mínimas em alguns pontos da cidade, assim como grama e carros cobertos de gelo. Além disso, o termômetro de rua, localizado no Paissandu, registrou zero grau por volta das 6h da manhã da terça-feira, 20. Embora a medição não seja considerada oficial pelos especialistas, o registro mostrou a intensidade do frio no interior do estado do Rio de Janeiro.

Bom Jardim e Trajano de Moraes

Nos municípios de Bom Jardim e Trajano de Moraes, a massa de ar polar também deixou o clima mais frio que o normal, principalmente na zona rural. Em Trajano de Moraes, por exemplo, foram registradas geadas em algumas fazendas da região e campos ficaram cobertos por uma fina camada de gelo.

Outros municípios

Na terça-feira, 20, as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram 5,1°C em Teresópolis e 3,8°C em Carmo, também na região serrana. Na manhã desta quarta-feira 21, as cidades também amanheceram com temperaturas muito baixas. De acordo com o Inmet, às 7h, Carmo registrou 7,3°C. Já às 5h da manhã, Teresópolis chegou a marca de 5,6°C.

Campanhas de arrecadação de agasalhos

Cruz Vermelha: as doações podem ser realizadas na sede da instituição
Cruz Vermelha: as doações podem ser realizadas na sede da instituição

Como o inverno chegou com temperaturas ainda mais baixas, a necessidade de manter toda a população agasalhada se torna ainda maior neste período. Pensando nisso, muitas cidades da região serrana também começaram campanhas de arrecadação de agasalhos e cobertores para ajudar instituições e entidades em prol dos mais vulneráveis.

Em Nova Friburgo, por exemplo, há diversos pontos de coleta de doações espalhados pela cidade:

  • Cruz Vermelha: as doações podem ser realizadas na sede da instituição, que está localizada na Praça Getúlio Vargas, nº 92.
  • Projeto Seja Fé: o programa recolhe o material doado. Para isso basta entrar em contato com a equipe do local, através do telefone (22) 99922-1082.
  • Rotary Caledônia: as doações podem ser deixadas no shopping localizado na Rua Moisés Amélio.
  • Diocese de Nova Friburgo: as doações podem ser deixadas em qualquer paróquia da diocese de Nova Friburgo.

Por fim, para ajudar outras cidades da região, basta entrar em contato com a prefeitura local ou ainda buscar a Secretaria de Assistência Social do município.

Ver anterior

Detran.RJ faz campanha bem-humorada para conscientizar cidadãos a não faltar aos atendimentos

Ver próximo

Livro inspirado em moradores de Lares de Idosos de 14 cidades do RJ já está disponível para download gratuito ou troca solidária

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!