MEC garante curso de medicina em Nova Friburgo

Nova Friburgo terá uma faculdade de medicina. É o que ficou definido durante audiência do prefeito Rogério Cabral (PSD) com o secretário do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, Jorge Rodrigo Araújo Messias, dia 12 de novembro, em Brasília. O encontro para definir o pleito foi articulado pelos deputados Fernando Lopes (PMDB-RJ), que esteve presente, e o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O aval do Ministério da Educação (MEC) é mais um passo para a ampliação do campus universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF) na antiga fábrica Ypu. O secretário executivo do MEC, porém, ventilou a hipótese da autorização ser abrangente. No  caso, permitindo que alguma instituição privada assuma o futuro curso de medicina. “ Nossa prioridade continua sendo instalar a UFF na fábrica Ypu com novos cursos, principalmente, o de medicina. Estamos lutando por novos cursos na universidade pública”, destacou o prefeito. “Mas já está definido: Nova Friburgo terá um curso de medicina”, enfatizou.

O prefeito teve um encontro com outro representante do Ministério da Educação, Paulo Speller. A Prefeitura trabalha em outra frente para viabilizar a UFF na antiga fábrica Ypu: o Governo Municipal encaminhará à Câmara o projeto de lei no qual anistia dívidas de cerca de R$ 2,4 milhões da fábrica inscritas no cadastro de inadimplentes da Prefeitura (Dívida Ativa). A continuidade do processo só será possível caso isso ocorra.

O prefeito conseguiu o mesmo em relação às dívidas da empresa junto ao Estado. Rogério Cabral, entretanto, fez uma ressalva: a anistia no cadastro da Dívida Ativa da Prefeitura só será concretizada caso o processo jurídico de desapropriação da fábrica Ypu seja concluído. “Estamos buscando todos os caminhos possíveis para instalar a UFF na antiga fábrica Ypu. Não estamos medindo esforços, já que a ampliação da universidade, com novos cursos, beneficia Nova Friburgo e também outros 12 municípios da nossa região. Já temos o aval do Ministério Saúde para implantar o curso de medicina, mas a decisão de levar a UFF para a antiga fábrica Ypu é do Ministério da Educação”, disse o prefeito.

Ver anterior

Consciência Negra

Ver próximo

‘JORNAL DA REGIÃO nas Escolas’ completa um ano no Zulmira Torres

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!