Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A cidade de Licínio de Almeida, no centro-sul da Bahia, vai ter só um candidato a prefeito nas eleições 2020, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O atual prefeito, o médico Frederico Vasconcelos, Dr. Fred, vai tentar a reeleição. Dos 417 municípios do estado, Licínio de Almeida é o único com apenas um candidato disputando a chefia do executivo.
O médico Frederico, de 34 anos, é candidato à prefeitura pelo PC do B. O Ele é nascido em Cantagalo, casado com Aline Carvalho, e atual prefeito de Licínio de Almeida. Robertinho, do PSD, é candidato a vice na chapa. Dr. Fred e Robertinho integram a coligação “Um novo tempo continua”, que é formada por dois partidos: PC do B e PSD.
A Legislação Eleitoral prevê que, com candidato único, para ser eleito, ele precisa de 50% dos votos válidos mais um. Votos brancos e nulos não contam como válidos.
No caso de municípios com apenas um concorrente, basta um único voto válido para que o candidato seja eleito. Na prática, o médico Frederico Vansconcellos só precisa do próprio voto para assegurar mais quatro anos de mandato.
O município de Licínio de Almeida está distante 745 km de Salvador, sendo ligado a capital pela BR-030, BA-262, BR-324 e BR-116, mantendo fortes vínculos nas áreas comerciais, de serviços e econômico-financeira com as cidades de Guanambi e Caetité. Tem uma área de 843,374 km², limita-se ao norte com Ibiassucê e Caetité, ao sul com Jacaraci, ao oeste com Pindaí e Urandi e a leste com Caculé.
Sua população estimada em 2014 era de 12 965 habitantes.