Pessoas celíacas poderão levar alimentos a eventos esportivos e culturais
O médico Ronaldo Purger decidiu investir num sonho antigo, produzir uma aguardente dentro de um grande controle de qualidade. No Rancho do Sol, na localidade da Vila Homero Ecard, em Santa Rita da Floresta, ele implantou a fábrica de cachaça. Sua meta é a produção de mil litros por safra, visando manter a manutenção da qualidade do produto.
Em uma entrevista exclusiva ao JORNAL DA REGIÃO, Ronaldo Purger, conta com detalhes seus investimentos e o sucesso da Cachaça Rancho do Sol, em Cantagalo e região.
JORNAL DA REGIÃO – Por que resolveu entrar na atividade de produção de cachaça? E por que?
Ronaldo Purger: Produzir uma cachaça de qualidade era um sonho antigo visto se tratar de algo genuinamente brasileiro e com uma rica história como pano de fundo que se mistura com a história do Brasil desde os tempos coloniais.
No início focamos no mercado regional mas com olhos no mercado nacional na segunda fase e finalmente nas exportações.
O start foi o curso de produção de cachaça em Minas em 2013 na Fazenda Escola Cana Brasil com os Professores José Carlos Ribeiro e Arnaldo Ribeiro, mestres reconhecidos no mundo da cachaça.
JORNAL DA REGIÃO: Quando teve início às atividades no ramo de bebidas?
Ronaldo Purger: Em 2015 iniciamos o plantio dos 2 primeiros canaviais. (Cana RB 8030). Em 2017 iniciamos as obras da Fábrica. Em 2018 produzimos o primeiro lote (somente 400 litros). Em 2019 fabricamos o segundo lote(2600 litros) e
Plantamos mais 3 canaviais das canas RB 867515 e SP 801842. Seguimos com a produção do lote 3(2020), lote 4(2021), lote 5(2022), lote 6 (2023) e lote 7 (2024).
Temos como meta a pequena produção (1000 litros por safra) para a manutenção da qualidade).
JORNAL DA REGIÃO: O produto está todo legalizado junto aos órgãos?
Ronaldo Purger: Os lotes só são engarrafados após análise laboratorial (LABM – Belo Horizonte) e estando em conformidade com os padrões exigidos pelos órgãos competentes. Conseguimos registro no MAPA e para isso contamos com a consultoria extremamente profissional e competente do SEBRAE.
JORNAL DA REGIÃO – A produção da Cachaça Rancho do Sol está situada em que localidade?
Ronaldo Purger: A fábrica localiza-se no município de Cantagalo na localidade da Vila Homero Ecard em Santa Rita da Floresta.
JORNAL DA REGIÃO – O produto é comercializado aonde?
Ronaldo Purger: Contatos:Telefone – 22 981047566WhatsApp +55 22 981047566Instagram – cachaca_ranchodosolFacebook – Cachaça Rancho do Sol.
JORNAL DA REGIÃO – Recentemente você participou com seu produto no Feirão do Galo em Cantagalo. Como foi esta experiência, e porque participou do evento?
Ronaldo Purger: Participar do Feirão do Galo foi um prazer pela organização e pelo clima familiar e descontraído.
São sempre válidas e louváveis as iniciativas que prestigiem os produtores, comerciantes e artistas de Cantagalo.
JORNAL DA REGIÃO – Fale mais da qualidade desta cachaça?
Ronaldo Purger: A qualidade da Cachaça Rancho do Sol é o pilar central da nossa iniciativa. Nossos equipamentos são modernos e mantidos com rígidos controles de qualidade e higiene. As cachaças produzidas na Rancho do Sol só são comercializadas após análises laboratoriais realizadas em Laboratório referenciado e confiável e aprovado pelos principais produtores. Participamos de Concursos nacionais e internacionais onde sempre conseguimos pontuações que colocam a Cachaça Rancho do Sol entre as cachaças brasileiras de qualidade.

