Medidas para minimizar os impactos da pandemia na comunidade escolar

Diante da pandemia de Coronavírus (Covid-19) no Brasil, o Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) conta com uma nova estratégia de atuação para diminuir os efeitos provocados pelo isolamento social. O objetivo é minimizar os impactos da suspensão das aulas e do crescimento das desigualdades e defasagens de aprendizagem dos alunos. Em Cantagalo, o PVE é desenvolvido desde 2017, em parceria com o Instituto Votorantim e a Secretaria Municipal de Educação (SMEC).

Para auxiliar os gestores escolares e educacionais, o PVE tem promovido mentoria coletiva por meio de uma série de webinários, com a curadoria de Carlos Sanches, consultor de gestão educacional e especialista da área. As reflexões são pautadas nos desafios da educação frente ao contexto da Covid-19. Os conteúdos estão disponíveis na página do programa e podem ser revistos pelo site https://pve.institutovotorantim.org.br.

A estratégia de assessoria pedagógica e formação técnica foram alteradas, ao invés dos ciclos e interciclos ao longo do ano, a atuação está sendo quinzenal , de forma remota. Além disso, o PVE propõe a distribuição de conteúdo de apoio às famílias frente a reorganização de suas rotinas domésticas, diálogo com os filhos, promoção de brincadeiras e de orientação para o estudo em casa, através do projeto “Telas Abertas”, fruto de uma parceria com o Canal Futura.

https://pve.institutovotorantim.org.br
https://pve.institutovotorantim.org.br

É importante salientar que Cantagalo foi um dos primeiros municípios da região a ter o Plano de Ação Pedagógico, que organiza e regulamenta as aulas não presenciais. Desta forma o município tem trabalhado o ensino à distância de forma estruturada e com a aprovação do Conselho Municipal de Educação(CME).

Para Alessandra Tavares, Formadora do PVE, está sendo muito importante o grupo da Secretaria estar muito engajado na reflexão e planejamento de ações necessárias para oferecer maior segurança e aprendizagens significativas para os alunos. Ela também ressalta que o atual momento é desafiador, mas o importante tem sido a manutenção do compromisso e foco com a educação pública.

Nessa nova dinâmica, os gestores escolares estão também atuando como lideranças de seus grupos, ouvindo suas equipes e a comunidade escolar. É muito desafiador atuar de modo remoto e alinhar as ansiedades dos estudantes, famílias e alunos. O engajamento e comprometimento desses profissionais para manutenção e fortalecimento dos vínculos e das aprendizagens são ímpares nesse momento.

Na frente de mobilização estamos alinhadas às necessidades desse momento. Estamos com um processo de partilha de boas experiências educativas dos diferentes grupos. O grupo do Facebook (PVE Cantagalo – RJ) é nossa plataforma de partilha dessas histórias para que todos conheçam as ações planejadas e as experiências educativas. Estamos chamando de onda de boas experiências e nossa onda hoje já é um tsunami de valorização da educação”. – destaca Alessandra Tavares – Formadora PVE

A Rede de Mobilização tem como missão acompanhar a vida escolar de estudantes, buscar informações sobre a educação do município, conhecer papéis e atribuições da Secretaria de Educação, das escolas, de responsáveis e da comunidade para garantir uma educação de qualidade, buscando pessoas que queiram valorizar a educação, que desejam discutir sobre a situação da educação no município, que pretendam participar de atividades que envolvam o tema da educação e que estimulem outras pessoas a agirem em prol da educação.

O objetivo da mobilização neste ano de 2020 é garantir oferta e acesso das famílias à informações seguras e confiáveis, compartilhar práticas e recursos que apoiem estudantes no enfrentamento dos desafios de aprendizagem relacionados ao momento de isolamento e desta forma minimizar impactos da pandemia na aprendizagem das crianças e jovens, sempre integrando atores de diferentes setores da sociedade, contando com a diversidade de escolas, classes sociais, faixas etárias e orientações políticas e aberta à adesão de novos integrantes que possam atuar de forma coletiva e unida.

Ver anterior

Mais de 1,6 milhão de pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Brasil

Ver próximo

Homenagem aos “profissionais da terra” que fazem girar a economia do Estado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!