Meio Ambiente instala conjuntos de coleta seletiva de lixo no município de Cantagalo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, buscando uma maneira ecológica mais adequada para o descarte do lixo, está realizando a instalação de conjuntos de coleta seletiva no município de Cantagalo, onde os resíduos são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores. Esses resíduos podem ser orgânicos ou materiais recicláveis como o plástico (cor vermelha), o papel (cor azul), vidro (cor verde) e metal (cor amarela). Vale ressaltar que materiais hospitalares e radioativos têm um destino diferente.

A Secretaria adquiriu 20 conjuntos, os quais foram distribuídos em 10 unidades escolares municipais e 04 estaduais. Além das unidades escolares, os conjuntos foram disponibilizados também na Praça João XXIII, no centro de Cantagalo, nos Centros Administrativos de Santa Rita da Floresta, Euclidelândia e Boa Sorte, na Praça de São Sebastião do Paraíba e no Horto Municipal Vereador José Maria Huguenin.

Essa coleta seletiva é uma parceria com uma empresa de reciclagem, que realiza a coleta do lixo nesses pontos onde foram colocados os conjuntos, dando a destinação correta do lixo, ou seja, parte da coleta seletiva do município será feita através destes conjuntos, com convênio junto a essa empresa e sem nenhum custo para o município. O único custo que o município teve foi com a aquisição destes conjuntos. Além disso, a Secretaria pretende fazer parceria com empresas privadas para realizar a coleta seletiva, dando a destinação correta para elas.

Ainda também, através do Ecoponto, localizado na Rodoviária Municipal de Cantagalo, o munícipe pode levar o seu material reciclável até o Ecoponto e realizar um cadastro para ter desconto na sua conta de luz.

O objetivo da Secretaria em realizar a coleta seletiva é poder diminuir o volume de material que vai para a usina de reciclagem e, consequentemente, evita o descarte irregular do material reciclado e ajuda o município a economizar na questão do recolhimento do material, pontuando positivamente no ICMS Ecológico. Portanto, à medida que a coleta seletiva é feita, o município pontua no ICMS Ecológico.

Ver anterior

Ano letivo abre com encontro com os professores, diretores e orientadores em Cordeiro

Ver próximo

Receptividade e emoção marcam início do Ano Letivo em Macuco

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!