Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Mesmo tendo inúmeros motivos para comemorar, o prefeito de Duas Barras, Alex Rodrigues (PMDB), diante da imensa crise financeira que se alastra por todo o país e que já atingiu diretamente os cofres da municipalidade, com a soma de quase R$ 4 milhões em perdas, preferiu optar por pagar os salários dos servidores em dia e realizar um desfile cívico mais simples para marcar os 124 anos de emancipação político-administrativa do município.
Segundo informou o próprio prefeito, a medida extrema foi tomada com muita tristeza depois de inúmeras reuniões que ele realizou com a assessoria que cuida da área financeira da Prefeitura. “Diante da crise financeira, que, a cada dia que passa, nos faz perder mais e mais recursos, pois Duas Barras é um município que continua dependendo de repasses financeiros oriundos dos cofres do Estado e da União, não havia outra medida a ser tomada, a não ser cancelar a realização da festa de rua do aniversário de 124 anos do nosso município. Preferimos pagar o salário em dia, o que foi feito no último dia 5, e continuar honrando nossos compromissos com os fornecedores. Também preferimos continuar priorizando os investimentos nas áreas de saúde e educação, que têm sido nossa principal preocupação”, garantiu.
O prefeito informou, ainda, que em momento algum a Prefeitura descuidou dos investimentos em medicamentos, que são fundamentais na área da saúde, em especial os chamados remédios controlados ou de uso contínuo. Segundo ele, a Prefeitura fez a sua parte no que depende do fornecimento de medicamentos, realizando a compra através da licitação prevista pela lei. Entretanto, as firmas vencedoras, que já estão sendo notificadas, estão alegando dificuldades para realizar a entrega dos medicamentos devido a problemas com as respectivas distribuidoras. Para solucionar o problema, estão sendo estudadas medidas legais, mas isso sem deixar de respeitar as leis e os prazos, procurando priorizar e preservar os direitos da população.
DESFILE – Mesmo com todas as dificuldades, um belo desfile cívico foi realizado e contou com apoio de todos os profissionais que atuam na área da Educação, dos parceiros do estado e algumas entidades da sociedade civil organizada, que atuam na comunidade e que souberam entender as dificuldades da Prefeitura.
A solenidade foi aberta com ausência do prefeito, que teve problemas de ordem pessoal, mas foi representado pelo vice-prefeito Marcos Serpa, o Kinka.
A apresentação contou de escolas e entidades, que desfilaram na seguinte ordem: Pelotão das Bandeiras; Fanfarra do Emecap; Escola Municipal de Educação Musical Nilton José dos Santos; Associação Pestallozzi de Monnerat; Centro de Convivência do Idoso de Duas Barras e Monnerat; Creche Municipal Berenice Soares Silveira; Pré-Escolar Municipal Aluno Matheus Garuba; Escolinha de Futebol de Duas Barras; professores e alunos do Projeto Mais Educação; Telecentro de Monnerat; Escola Municipal Esmeraldino Britto; Escola Municipal José Fernandes Soares; Escola Municipal Pedro José de Andrade; Escola Municipal Ex-Combatente Amâncio Pinto; Márcio Henrique Charles, aluno do Emecap, vice-campeão da Olimpíada Nacional de Matemática; anexo do Emecap; Colégio Estadual Almirante Protógenes e sua Banda Marcial.
O desfile foi encerrado com a apresentação do Grupo de Dança e de Capoeira do Projeto Mais Educação.
Em seguida, usaram a palavra a aluna Tereza, da Educação Noturna, que agradeceu pela oportunidade que teve em poder estudar, e a secretária de Educação, Sheila Maia, que falou do aniversário do município e agradeceu a todos pelo apoio dado ao desfile.