Johnny Maycon toma posse em Nova Friburgo para mais um mandato
Em um momento histórico e inédito para Macuco e sua população, a servidora pública Michelle Bianchini – junto do vice-prefeito João Batista Oliveira – tomou posse como prefeita no dia 1º de janeiro de 2025, uma quarta-feira que ficará marcada pela concorrida solenidade realizada no Auditório Francisco Dornelles, anexo ao complexo do Rural Park. O evento reuniu, além das autoridades locais, estaduais e regionais, familiares da prefeita e moradores de todos os bairros, que lotaram o espaço para assistir à posse da primeira mulher legitimamente eleita pelo voto popular para comandar a cidade.
O clima de emoção permeou todo o evento – conduzido oficialmente pelo presidente em exercício da Câmara Municipal, Alessanio Badini Joy – e que começou com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Macuco, seguindo todos os trâmites regulamentados pela legislação vigente, sucedidos por discursos cheios de simbolismo e gratidão. Michelle viveu seu momento de maior emoção ao destacar o orgulho de representar a força feminina na política, carregar consigo o legado público da Família Bianchini e a certeza de que terá novamente a imensa responsabilidade de conduzir Macuco, carinhosamente chamada de ‘Capital Estadual do Leite’, rumo a um novo ciclo de progresso que ela aposta que virá com muitos esforços, planejamento e parcerias.
“Continuaremos a construir a história de Macuco com amor e respeito! Assumo esse novo desafio com humildade e fé em Deus – a quem entrego meu mandato –, mas também com coragem e muita determinação para fazer mais e melhor pela nossa gente ao lado do meu vice João Batista, a quem enalteço pela firmeza e caráter. Estamos prontos para transformar sonhos em realidade com trabalho sério, responsabilidade e retidão, firmando um compromisso com o bem-estar de todos, mais ainda pela outorga a mim concedida pela população para ser a primeira mulher eleita pelo voto direto em nossa cidade”, declarou Michelle em seu discurso de posse, que foi aplaudido pelo público.
As autoridades presentes – vereadores Alberto Herdy, Adenilson Pereira ‘Mimi’ e Myrella Daflon; Nami Nassif, representando o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Uruan Andrade; o Tenente Figueira, do 11º Batalhão de Polícia Militar; Tenente Coronel Fábio e Tenente Coronel Silvia, da REDEC-SERRANA; e lideranças religiosas – ressaltaram o simbolismo da posse de Michelle Bianchini. Para muitos, sua eleição representa a renovação política e a busca por avanços em áreas estratégicas como saúde, educação e desenvolvimento social e rural, além de significar a ratificação do empoderamento feminino na vida pública, que ganha força a olhos vistos também no interior. “Estamos, enquanto mulheres, apenas ocupando o espaço que é nosso por direito e de fato. Nossa voz precisa ser ouvida e respeitada”, comentou Michelle à imprensa.
Após o juramento e a assinatura da Ata Oficial, sacramentando de fato o ato da posse, a cerimônia também foi marcada por momentos de muita emoção coletiva, protagonizados pelas duas principais estrelas da noite. Primeiro, o vice-prefeito João Batista fez o público chorar ao relembrar o saudoso pai, falecido recentemente, e receber o carinho da mãe e da esposa. A fé e a união familiar também ficaram expressas nas palavras da prefeita Michelle Bianchini, que expôs sua gratidão aos três filhos, à mãe, irmão e esposo João Vitor Pontes e pediu as bênçãos do saudoso pai, reforçando seu papel de figura ligada à família.
Exibindo grandes expectativas para os próximos quatro anos, a prefeita encerrou a solenidade reafirmando seu compromisso com a transparência e a inclusão. “Vamos governar para todos, com foco na qualidade de vida, na geração de oportunidades e na preservação de nossas raízes. O trabalho recomeça agora e todos estarão conosco nessa empreitada”, concluiu Michelle Bianchini, que disse estar disposta a avançar para um futuro promissor com o protagonismo feminino à frente da Gestão Municipal.
Fotos: Wesley Marques / Rodrigo Cuco