Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), deu início, no dia 14 de novembro, a um curso de capacitação de guardas municipais de vários municípios fluminenses. A abertura do curso teve a presença do procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, do prefeito de Miguel Pereira e presidente da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), André Português e de outros prefeitos fluminenses.
“O fortalecimento das guardas municipais é fundamental e essa capacitação fará com que todos, municípios, estados e União trabalhem de forma integrada, contribuindo para a segurança da população. Gostaria de agradecer a parceria da Aemerj porque é nosso objetivo, cada vez mais crescente, o de investir nessa capacitação. Há reconhecimento do Supremo Tribunal Federal de que as guardas municipais integram o Sistema de Segurança Pública”, afirmou Luciano Mattos.
Para o presidente da associação, a interlocução do MPRJ com as prefeituras é fundamental para o fortalecimento da segurança pública nos municípios. “Hoje a guarda municipal já se integrou à área de segurança pública e, por isso, essa é uma grande iniciativa do procurador-geral de Justiça. Capacitar melhor a guarda permitirá observarmos um melhor resultado para a população”, declarou André Português.
O curso de extensão “A atuação das guardas municipais na segurança pública municipal” vai até o dia 12 de dezembro, sob a direção do coordenador-geral de segurança pública do MPRJ, promotor de Justiça Alexandre Themistocles. “Essa iniciativa está em conformidade com o Plano Nacional de Segurança Pública e com o Plano Diretor de Segurança Pública do MPRJ. O corpo de professores é indicado pelo IERRB/MPRJ e conta com promotores de Justiça, delegados da polícia, oficiais da Polícia Militar e integrantes de guardas municipais”, disse Alexandre Themistocles.