Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 9 de setembro, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) visitou a sede da Defesa Civil de Nova Friburgo para acompanhar a entrega de equipamentos adquiridos com recursos provenientes de uma Ação Civil Pública.
Estiveram presentes a coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Nova Friburgo, procuradora Mariane Moterani Silva, e o agente de polícia do MPT, Ronald Rangel. Eles foram recebidos pelo Secretário Municipal da Defesa Civil, Evil Gomes da Silva, e pelo Subsecretário da Defesa Civil, Luis Antônio Ferreira Couto.
O valor de cerca de R$ 50 mil foi utilizado para a aquisição de equipamentos essenciais para o monitoramento da cidade, especialmente durante a época de chuvas. Foram comprados drones, computadores, câmeras, baterias e adaptador wireless.
“Esses itens são fundamentais para fortalecer a capacidade de resposta da Defesa Civil, permitindo a instalação de câmeras que filmam os rios da cidade e transmitem imagens em tempo real. Além disso, os drones e computadores auxiliarão na gestão e análise dos dados climáticos, facilitando a tomada de decisões sobre a ativação de sirenes e outras medidas preventivas em casos de alagamentos, com o objetivo de evitar tragédias semelhantes às ocorridas em 2011”, destacou a procuradora Mariane.
Destinação de Recursos
A destinação de valores e bens pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) permite financiar iniciativas que melhoram as condições de trabalho, capacitam profissionais e realizam campanhas educativas, garantindo projetos de qualidade e um impacto significativo na vida dos trabalhadores. Além disso, uma alocação eficiente desses recursos ajuda o MPT a implementar e expandir suas atividades de forma eficaz. A gestão responsável desses valores assegura transparência e confiança pública, garantindo que os objetivos sejam cumpridos e que as ações tragam melhorias concretas para toda sociedade.
Órgãos e entidades interessados em receber bens e recursos decorrentes da atuação finalística do MPT podem se cadastrar aqui (https://www.prt1.mpt.mp.br/servicos/entidades-assistenciais). Tais instituições passarão a compor cadastros regional e nacional. O deferimento do cadastro não garante a reversão de bens ou recursos ao órgão ou entidade cadastrada, tendo a finalidade de, apenas, registrar a solicitação em banco de dados regional e nacional que poderá ser utilizado pelos(as) membros(as) do MPT na escolha da destinação de recursos e bens decorrentes de sua atuação finalística, ato que se insere em sua esfera de independência funcional.