O Ministério da Saúde divulgou, recentemente, a lista de municípios brasileiros que irão receber a vacina contra a dengue. Ao todo, foram incluídas cerca de 500 cidades em 16 estados. Para garantir uma boa cobertura vacinal, a imunização começará no próximo mês de fevereiro.
O Brasil é o primeiro país no mundo a disponibilizar a vacina na rede pública, no entanto, enfrenta a dificuldade da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde receberá cerca de 6 milhões de doses. O público vacinado contra a doença também será menor, uma vez que são necessárias duas aplicações para garantir a imunização completa, que ocorre em uma janela de três meses.
De acordo com o Ministério da Saúde, será priorizada, inicialmente, a vacinação para pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença. Também serão incluídos os municípios de grande porte — que são aqueles com mais de 100 mil habitantes — e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”.
Municípios do estado do Rio que receberão a vacina
No estado do Rio de Janeiro, as cidades com maior quantidade de casos de dengue tipo 2 serão priorizadas neste primeiro momento. São elas: a capital Rio de Janeiro, Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaguaí, Magé, Belford Roxo, Mesquita, Seropédica, Japeri, e Queimados.