Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No Auditório Muniz Aragão, do Palácio Gustavo Capanema, na sede da representação regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Centro do Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu representantes do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, organização que reúne administradores dos 15 municípios da Região Serrana do estado.
A pauta da reunião foi o Projeto Circulares, um circuito de integração cultural e artística das cidades da região e que prevê investimentos financeiros para movimentar as ações culturais da região. O encontro foi realizado no dia 13 de janeiro.
O Projeto Circulares possibilitará captação de patrocínio privado (via Lei Rouanet) para movimentar as ações culturais de diversas linguagens, na Região Serrana fluminense. As agendas municipais funcionariam num sistema de integração e intercâmbio. O programa prevê, também, estruturar as cidades com espaços móveis, com palcos e equipamentos de som, luz e plateia, para as mais diversas atividades, além de possibilitar a circulação das ações e a realização de oficinas de cultura. Estão incluídas caravanas em cada cidade, contratação de mão de obra local e pagamento aos artistas.
A ministra Marta Suplicy ouviu as sugestões do fórum sobre a implementação do projeto e novos programas. Marta Suplicy apoiou a ideia, instruindo a verificação do processo correspondente, para que possa ser revalidada a sua autorização. “É importante dar mais alento e reforçar a autoestima da população dessa região, tão castigada pelas chuvas”, disse a ministra, reafirmando o diálogo com a organização e com a sociedade, em geral.
O projeto foi desenvolvido dentro do contexto das propostas de recuperação e desenvolvimento da região, afetada pelo excesso de chuvas e deslizamentos, em 2011. Segundo o fórum, cerca de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas pela iniciativa, cujos objetivos são: aproximar culturalmente os municípios; facilitar o acesso à produção local disponível, mas ainda pouco difundida; dar mais oportunidades a criadores locais e apoiar a expansão do seu trabalho. A proposta foi aprovada pelo Ministério de Cultura em 2012 para captação de patrocínio no valor estimado de cerca de R$ 5 milhões.
O Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro inclui as cidades de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT); o secretário de Cultura de Cordeiro, Alessandro Concencio; e a secretária de Cultura de Macuco, Catarina Fellows, participaram do encontro.
A pauta do encontro foi definida numa reunião do fórum realizada em Cantagalo, no dia 29 de outubro do ano passado.