Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O JORNAL DA REGIÃO, que completou 27 anos no dia 3 de outubro, foi agraciado com duas Moções de Parabenização da Câmara de Vereadores de Cantagalo. A apresentação das moções ocorreu no mesmo dia, em sessão itinerante realizada em Euclidelândia, terceiro distrito, no Ginásio Poliesportivo João Borges Machado. Uma das moções foi apresentada pelo vereador Zé da Uta (PSL) e a outra foi entregue pelo vereador Ciro Fernandes (PR). Ambas destacaram a importância, para a região, de ter um jornal de interior que busca, sempre, a imparcialidade e evita ser dependente de subvenções do poder público. Zé da Uta comparou a função do jornal com a de um vereador, que é a de fiscalizar e denunciar.
Terceira idade (I)
Ainda na sessão itinerante realizada em Euclidelândia, o vereador Ciro Fernandes (PR), de Cantagalo, apresentou indicação solicitando ao Poder Executivo a criação do programa ‘Recomeçar 3ª Idade’. O objetivo é reinserir pessoas que se aposentaram mas ainda querem ou precisam trabalhar, seja para complementar renda ou por se sentirem com vigor para tanto, encontrem facilidades por parte dos empregadores.
Terceira idade (II)
Cordeiro será contemplado com uma Academia da Terceira Idade, dentro do programa 3ª Idade com Qualidade, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O investimento foi uma solicitação pessoal do vereador Elielson Francinha (PTB), dia 24 de setembro, junto ao secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius de Vasconcelos, que preside o PTB no estado.
Indicação de investimento à Prefeitura
Na sessão do dia 3 de setembro, o vereador Tadeu Leite (PSB), de Cantagalo, que tem base eleitoral no distrito de Santa Rita da Floresta, apresentou indicação ao prefeito na qual solicita que a Prefeitura faça a aquisição de um rolo compactador para ser utilizado sobre o saibro das estradas de terra. A ideia do vereador é esmigalhar as pedras maiores, evitando que os veículos tenham os pneus cortados ou tombo em motociclistas. Desta maneira, justifica o parlamentar, também evita-se que o saibro se perca com poucas chuvas. O vereador também citou uma frase conhecida na cidade, de que Cantagalo era pobre e fazia pontes de cimento, agora rico constrói pontes de madeira.
Solicitação de torre de celular
O vereador Celso Bechara Fernandes (PSDB) encaminhou um ofício, no dia 6 de fevereiro deste ano, ao diretor/gerente da Oi Telefônica solicitando a instalação de quatro torres de celular no município de Trajano de Moraes. Infelizmente, a comunicação por telefone celular ainda não foi disponibilizada nas localidades citadas pelo vereador trajanense. Na carta, encaminhada também para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Celso Bechara relata que apenas o distrito sede tem acesso à telefonia celular e que várias localidades nos demais quatro distritos contam apenas com telefones fixos e orelhões, algumas apenas os telefones públicos e outros qualquer acesso a rede telefônica por qualquer meio.
Dessa forma, a instalação das torres iria corrigir um isolamento de diversas localidades de Trajano de Moraes, atendendo a milhares de cidadãos sem comunicação telefônica.
Reclamações
O vereador friburguense Cláudio Damião (PT) encaminhou uma série de reclamações dos moradores do bairro Catarcione à concessionária Águas de Nova Friburgo. Eles reclamam das consequências de uma obra realizada nas ruas do bairro, como afundamento de trechos de diversas ruas, buracos e desníveis no piso, retorno do esgoto, mau cheiro e problemas nas contas. Eles aguardam solução para os problemas.
Escada Mão de Luva
A vereadora Manoela do Paraíba (PHS) apresentou indicação ao prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), na qual solicita a construção de uma escada dentro do Condomínio Alcides Carlos Ventura, mais conhecido como Mão de Luva, ligando a localidade à Rodovia RJ-160, facilitando o acesso dos moradores ao ponto de ônibus, à escola e ao comércio existente nos bairros São José e Santo Antônio.
Prestação de contas na tribuna
O vereador Tião Carne Seca (PSB), de Cantagalo, usou a tribuna livre da Câmara Municipal para fazer uma prestação de contas aos munícipes presentes à sessão itinerante realizada no dia 3 de setembro, em Euclidelândia, onde tem residência e obteve o maior número de votos. Ele apresentou, ainda, indicação na qual solicita reforma da praça local e que a Secretaria de Defesa Civil e Trânsito promova rigorosa vistoria em todos os veículos que façam transporte de alunos e outros passageiros, dando, assim, mais segurança aos usuários.