Morre Celso Frauches, escritor e articulista do Jornal da Região

Morre Celso Frauches, escritor e articulista do Jornal da Região

Figura ilustre para a história, cultura e educação brasileira, o professor, historiador e escritor Celso da Costa Frauches, faleceu nesta quinta-feira, 12 de dezembro, em Nova Friburgo, aos 88 anos. Frauches era articulista do Jornal da Região e escreveu artigos que revelaram a história de Cantagalo e de seus personagens importantes, sempre de maneira idônea e marcante. No JR, além de ser um grande colaborador, Frauches deixa saudades entre os amigos, principalmente o editor chefe, Célio Figueiredo.

Celso Frauches nasceu em 27 de outubro de 1936, no município de Cantagalo e foi um renomado especialista na área de educação do Ensino Superior. O professor também possuía uma ampla experiência em legislação, planejamento, gestão e avaliação educacional. Frauches também atuou em cargos de destaque, como Secretário Geral do Conselho Federal de Educação e foi fundador do Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pela criação da Faculdade Euro-Americana, que se tornou o Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro).

 

Professor Herdy e Celso Frauches, em registro de 1985
Professor Herdy e Celso Frauches, em registro de 1985

 

Para a educação brasileira, Celso Frauches contribuiu para o seu desenvolvimento de forma atuante. Foi consultor e elaborador de projetos de credenciamento para diversas instituições de ensino superior no país, incluindo universidades e centros universitários de várias regiões.

Frauches também publicou obras importantes sobre legislação e regulação da educação superior e esteve à frente de cursos de capacitação para gestores acadêmicos entre 2004 e 2012. Além disso, foi membro do Conselho Curador da Funadesp, diretor do Instituto Educacional Andragogia e fundador do Instituto Mão de Luva, dedicado à preservação histórica de Cantagalo e da região do interior do estado do Rio.

 

Celso Frauches e sua esposa, Angela Araújo
Celso Frauches e sua esposa, Angela Araújo

 

Entre as suas obras mais conhecidas se destacam aquelas destinadas ao Ensino Superior, como: Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação (2008) e Educação Superior: Cobras & Lagartos (2010). Também publicou capítulos em livros como Reforma Universitária e suas Implicações (2008) e A Avaliação do Ensino Superior – Obstáculos e Desafios na Gestão (2010). Além disso, Frauches escreveu livros recentes como Educação 4.0 – Gestão de IES em Tempos de Mudanças Radicais (2018) e DCNs – Anotações, Comentários, Pareceres e Resoluções (2022). Suas obras sempre eram focadas em legislação, regulação e avaliação do ensino superior.

Toda a equipe do Jornal da Região apresenta aos familiares e amigos os mais sinceros sentimentos e solidariedade.

Ver anterior

Circuito Carioca de Downhill será em Cordeiro, em 2025

Ver próximo

Governo do Estado repassa R$ 155 milhões para as prefeituras fluminenses

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!