O início do ano é marcado pela chegada de alguns impostos, e um deles é o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Trata-se de um tributo anual de competência dos estados e do Distrito Federal, que é calculado sobre o valor de mercado dos automóveis. Os motoristas devem ficar atentos aos prazos de pagamento estipulados. As datas variam de acordo com o final da placa de cada veículo. A Zapay, startup de tecnologia focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, traz informações sobre o calendário de pagamento no Rio de Janeiro e sobre como pagar esse tributo.
Com mais de 7 milhões de veículos, o Rio de Janeiro é um dos estados com maior frota do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. A data de pagamento do imposto começa no dia 23 de janeiro. Confira a data de vencimento no Rio de Janeiro da 1ª parcela ou da cota única:
- Placa final 0: dia 23/01
- Placa final 1: dia 24/01
- Placa final 2: dia 25/01
- Placa final 3: dia 26/01
- Placa final 4: dia 27/01
- Placa final 5: dia 30/01
- Placa final 6: dia 31/01
- Placa final 7: dia 01/02
- Placa final 8: dia 02/02
- Placa final 9: dia 03/02
Os motoristas que decidirem quitar antecipadamente o IPVA em janeiro, em cota única, o desconto será de 3%. Há também a opção de pagar em fevereiro, em cota única sem desconto, ou parcelado em três vezes. Os débitos podem ser pagos em agências lotéricas ou em bancos tradicionais. É possível utilizar o internet banking, débito agendado, aplicativos bancários ou nos terminais de autoatendimento.
No site ou app da Zapay também é possível consultar e pagar o IPVA de forma segura e rápida, com opções de parcelamento em até 12x. A Zapay é credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), pela portaria Nº 750, publicada em 18 de outubro de 2018 no Diário Oficial da União, que autoriza, viabiliza e assegura a sua atuação no parcelamento de débitos veiculares em todo território nacional.
“A Zapay oferece uma solução rápida e totalmente segura, permitindo que o motorista possa regularizar sua situação e quitar outros débitos veiculares, inclusive os já vencidos, para circular tranquilamente com o automóvel regularizado“, explica Adalberto Da Pieve, CMO da Zapay.