Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A exposição faz parte do movimento Rio de Mãos Dadas, que pretende divulgar mensagens positivas para que a população vislumbre um 2021 melhor e efetivar ações diversas de ajuda aos municípios no enfrentamento à pandemia. Em seu viés cultural, a campanha da Fecomércio começou na capital e agora segue para o interior com o nome de Rio de Mãos Dadas pela Sua Cidade.
Por intermédio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) trouxe para Nova Friburgo esta exposição, que deverá ir para outras cidades do interior do Estado.
A exposição compreende uma intervenção urbana: duas mãos que constituem a escultura, distantes entre si pelo limite da base da peça, são manejadas até se tocarem. Construídas em laminação de fibra de vidro, com reforço interno em metalon e acabamento em madeira, levam pintura artística em tinta branca executada por movimentos culturais cariocas. A escultura mede dois metros de comprimento, um metro e vinte centímetros de largura e 45 centímetros de altura.
“Esse movimento simboliza a esperança na superação da pandemia do coronavírus e em tempos em que poderemos retomar o contato social e ter de volta tudo aquilo a que renunciamos num período de enormes desafios”, explica o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende.
Desde o início do ano, a campanha Rio de Mãos Dadas disponibiliza aos empresários do comércio mostras itinerantes, maratonas virtuais, treinamentos e cursos adaptados à nova rotina dos negócios. Ela foi subdividida no projeto Rio de Mãos Dadas pela Sua Cidade com objetivo de aproximar os municípios do interior dos serviços oferecidos pelas unidades fixas e móveis de Sesc RJ e Senac RJ, entidades que compõem, assim como o Sincomércio de Nova Friburgo, o Sistema Fecomércio.