Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Entre os investimentos, tecnologia com integração, on line, entre os postos de saúde
Desde a semana passada, o Posto de Saúde Central Maria Cecília França da Silva, em Carmo, passou a funcionar no bairro Jardim Centenário. A mudança, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, se deu por conta das obras que serão realizadas na sede, para abrigar o Centro de Especialidades Municipal. O local passará a contar com a nova farmácia, o Pacs (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e a Saúde da Mulher.
– Vamos transferir a Saúde da Mulher da rua de trás do posto para um prédio próprio da Prefeitura. Isso melhora a qualidade dos serviços médicos, interligando todos os setores dentro de uma única unidade de saúde, e economiza para os cofres públicos, diminuindo a locação de um imóvel – explicou o prefeito Carlos Emanuel Ferreira Braz, o Memel (PSD).
O Centro de Especialidades de Carmo atenderá todas as demandas por especialistas do município. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo os vários contatos para contar com um nefrologista (especialista em doenças renais) a partir da reinauguração do espaço.
Além do Posto de Saúde Central, todas as outras unidades de saúde municipais serão reformadas. “Faremos a reforma elétrica, hidráulica e, depois, reestruturaremos todo o material médico e de informática”, garantiu a secretária municipal de Saúde, Neide Joppert Braz.
Atualmente, são três equipes do ESF (Estratégia de Saúde da Família) no município. Após o processo de reformulação, serão cinco: duas no bairro Botafogo, uma no Valparaíso, uma na Influência e outra em Porto Velho do Cunha. Além dos ESF e do Centro de Especialidades, estarão em funcionamento as unidades de saúde da Ilha dos Pombos, Córrego da Prata, Santa Fé, Aurora, Jardim Centenário, Barra de São Francisco e Quilombo.
Hoje, o posto central e as unidades de Porto Velho do Cunha, Córrego da Prata e Valparaíso estão passando por obras. Segundo o secretário de Obras, Jefferson Aragão, “esta é uma parceria do município com o Governo Federal e a expectativa é de que, até abril de 2013, as reformas em andamento estejam concluídas”, e serão entregues às comunidades pelo próximo prefeito, Odir Ribeiro (PSB).
Outra novidade é a unificação de todas as unidades por um sistema on line. A interligação dos postos possibilita uma maior agilidade no atendimento e no diagnóstico, além de economizar recursos municipais.
– A partir do momento que for tudo informatizado, um paciente que for atendido em um dos postos e vier para o centro de especialidades terá suas informações on line. Desta forma, nós economizamos por não precisar refazer os exames, além de ter um diagnóstico mais preciso – afirmou Neide Braz, secretária de Saúde.
Todas estas mudanças são resultado dos esforços da Prefeitura para melhorar o sistema de saúde de Carmo.