Mulheres conquistam a independência financeira ‘Costurando o Futuro’

O projeto ‘Costurando o Futuro’, parceria entre Instituto Votorantim e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com apoio da Votorantim Cimentos, comemora oito meses oferecendo oportunidades de trabalho para mulheres de Euclidelândia, terceiro distrito de Cantagalo. A iniciativa é voltada a quem tem experiência na área de corte e costura, e contribui para que as moradoras alcancem independência financeira.

Ao todo, 30 profissionais são beneficiadas na região, que ganha com a diversificação econômica do município. “Por meio do projeto, as costureiras têm acesso a uma oficina equipada com máquinas e materiais de costura, como linhas, fios e tecidos. A ideia é, futuramente, adquirir mais maquinário e oferecer capacitação em gestão, administração e marketing”, afirma Carlos Flores Escalona, gerente da unidade da Votorantim Cimentos em Cantagalo.

– Nós sempre sonhamos com um trabalho como esse. Após a aprovação do projeto em parceria com a Votorantim Cimentos, nossa casa de costura se tornou um lugar no qual as mulheres da nossa comunidade passaram a ser capacitadas para o mercado de trabalho, conquistando a sua independência. Há mais de dez anos sonhamos com isso e tem feito diferença na vida das nossas mulheres – afirma Selma Cesário, coordenadora do projeto ‘Costurando o Futuro’.

O objetivo é que o projeto ‘Costurando o Futuro’ se consolide no mercado e que gere capital de giro suficiente para autossustentação em médio prazo. Hoje, já realiza serviços de reparo e customização de peças, produção de camisas de malhas e uniformes para cimenteiras, escolas, hospitais, comércio e eventos da cidade. O município consome cerca de seis mil uniformes ao ano. A intenção é assumir parte desse mercado.

O projeto integra o programa ReDes, uma parceria entre Instituto Votorantim e BNDES. Por meio da Votorantim Cimentos, chegou a Cantagalo para fomentar as potencialidades produtivas locais. São parceiras da iniciativa a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Cantagalo e a Aciacan (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo).

O ReDes está presente em 25 municípios brasileiros, incentivando, atualmente, 40 projetos que beneficiam mais de mil famílias de baixa renda e 25 grupos de participação comunitária, fortalecendo a articulação e diálogo entre os diversos setores dos municípios participantes.

Ver anterior

Alunos são premiados em concurso sobre a água em Nova Friburgo

Ver próximo

Brasil, um país de empreendedores sem preparo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!