São 246.646 eleitores, sendo 127.242 mulheres; 91.544 têm ensino fundamental incompleto e 99.597 têm entre 25 e 44 anos
Mais mulheres que homens votarão nas próximas eleições na região. Da mesma forma, mais eleitores com ensino fundamental incompleto que com qualquer outro grau de instrução. A grande maioria também está em idade economicamente ativa, entre 25 e 44 anos.
Esses são os dados do eleitorado divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de outubro na região, que soma o número total de 246 mil eleitores considerando os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.
Analisando cada município, em cinco dos nove as mulheres deverão decidir as eleições. Apenas em Bom Jardim, Duas Barras, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes os homens serão maioria. Ao todo, serão 119 mil mulheres e 127 mil homens, oito mil a mais.
Outro dado diz respeito ao grau de instrução do eleitorado. Serão 10 mil analfabetos e 31 mil eleitores que apenas leem e escrevem, mas não têm qualquer grau de instrução na região. Mas a grande maioria começou, mas não terminou, o ensino médio: 91 mil. Outros 20 mil conseguiram completar os estudos até a quarta série (hoje quinto ano). Somados, são 154 mil eleitores que, sequer, começaram o ensino médio na região.
Na outra ponta, pouco mais de nove mil eleitores completaram o nível superior e outros seis mil ainda estão cursado ou pararam.
Observando os dados do TSE a partir da faixa etária, percebe-se que a maioria dos eleitores está em idade economicamente ativa. São 99 mil entre 25 e 44 anos e outros 89 mil entre 45 e 69 anos. Apenas 3.597 eleitores têm entre 16 e 17 anos, idade em que o cidadão ainda não é obrigado a tirar o título de eleitor e, se tirar, não é obrigado a votar. Outros 22 mil eleitores têm mais de 70 anos e estarão desobrigados a votar nos nove municípios citados.
POLÊMICA – Um dado curioso envolve Macuco. No município, são mais eleitores (6.564) que habitantes (5.327), número justificado pela presença marcante de eleitores na área disputada com o município de Cantagalo, que são considerados moradores cantagalenses pelo IBGE.
Caso a situação se resolva favorável a Macuco, o município pode ganhar até 2,9 mil habitantes, deixando Cantagalo com cerca de 17 mil.