Município de Bom Jardim lança curso para formação de educadores ambientais

O município de Bom Jardim iniciará, no próximo dia 29 de março, o curso “Formação de Educadores Ambientais Bacia Escola e Sustentabilidade”. De acordo com o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Anderson Mululo Sato, até o momento já são mais de 100 inscritos, entre profissionais da educação, lideranças comunitárias, estudantes de licenciatura e jovens.

O curso tem como objetivo contribuir para a formação continuada de professores, licenciandos, comunitários, servidores públicos e membros de comitês de bacias hidrográficas em temas relacionados à educação ambiental e sustentabilidade. A iniciativa também irá promover a Bacia Escola como uma tecnologia social, um espaço de educação ambiental e gestão socioambiental democrática e participativa.

De acordo com a prefeitura municipal, o curso garantirá aos estudantes uma interação e troca de experiências para estimular a formação de uma rede de sustentabilidade no município e também na região. Com a formação de novos educadores ambientais, é esperado que surjam novos projetos de educação ambiental para a cidade, em ambientes escolares e comunitários.

 

O curso

O curso de formação de educadores ambientais foi elaborado conjuntamente por integrantes e representantes do Instituto de Educação de Angra dos Reis – Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), Secretaria de Educação de Bom Jardim, Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, EMATER-Rio em Bom Jardim e Associação de Moradores e Produtores Rurais da Barra de Santa Tereza. O projeto também conta com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bom Jardim e custeio dos investimentos pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente local.

 

Anderson Mululo Sato, professor UFF (Universidade Federal Fluminense), pertencente ao Departamento de Geografia e Políticas Públicas (Instituto de Educação de Angra dos Reis)
Anderson Mululo Sato, professor UFF (Universidade Federal Fluminense), pertencente ao Departamento de Geografia e Políticas Públicas (Instituto de Educação de Angra dos Reis)

 

Estrutura do curso

Durante todo o período das aulas, o curso terá atividades presenciais (aulas, trabalho de campo e seminário) e atividades remotas, visando proporcionar qualidade de abordagem, além de interação e flexibilidade. A iniciativa contará também com conteúdos teóricos e práticos, através de oficinas didáticas, trabalho de campo na Bacia Escola da Barra de Santa Tereza e planejamento de atividades que serão apresentadas no Seminário de Conclusão do Curso. O projeto ainda oferecerá um amplo acervo virtual, com a possibilidade de acesso a bibliografias, vídeos, slides, banco de dados espaciais e atividades.

 

Cronograma

Confira, abaixo, quais serão as atividades e o período do curso de qualificação em Bom Jardim:

  • Dia 29/03/23 – Apresentação e introdução ao curso – PRESENCIAL – (Galpão Cultural)
  • Dia 12/04/23 – Trabalho de campo Bacia Escola da Barra de Santa Tereza – PRESENCIAL – (Galpão Cultural)
  • Dia 26/04/23 – Orientações e planejamento para o Seminário de Conclusão do Curso – PRESENCIAL – NAM – Bom Jardim
  • Dia 17/05/23 – Planejamento para o Seminário de Conclusão do Curso – REMOTO – Google Meet
  • Dia 31/05/23 – Seminário de Conclusão do Curso Avaliação do Curso – PRESENCIAL – a definir

 

Foto: Visite Bom Jardim

Ver anterior

Secretaria promove semana de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água

Ver próximo

Atrações na Serra Fluminense para aproveitar a estação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!