Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No próximo sábado, dia 8 de maio, a cidade de Duas Barras completa 130 anos de história. Conhecida como um município que revela grandes talentos musicais, como o ilustre Martinho da Vila, a cidade é cheia de atrações naturais e históricas. Localizada a 190 km da capital, é um destino de um povo acolhedor que recebe muito bem os seus visitantes. Seja para morar ou curtir um fim de semana, a cidade é mais um recanto na Serra fluminense.
História
Os primeiros moradores de Duas Barras chegaram à cidade no início do século XIX. Formada em sua maioria por estrangeiros, os primeiros colonos se estabeleceram na localidade conhecida como Fazenda Tapera, que na época foi doada pelo Padre Francisco José de Oliveira à pequena irmandade local de Nossa Senhora da Conceição. Ao redor do pequeno vilarejo, foi construída uma capela e, a partir de então, a região começou o seu desenvolvimento.
Assim como a maioria das cidades serranas no início do século XIX, Duas Barras se desenvolveu a partir das plantações de café, que encontraram na Serra as condições ideais para o seu cultivo. A cidade tinha solo fértil e boas condições climáticas que favoreceram o progresso da agricultura local. Embora nesse período a região ainda fizesse parte do município de Cantagalo, foi através do plantio de produtos locais que a cidade também conseguiu a sua autonomia.
Em 8 de maio de 1891, pelo decreto estadual nº 233, a pequena vila de Duas Barras passou a ser considerada um novo município. A cidade recebeu esse nome por estar localizada entre as barras formadas pela união dos rios Negro com o Resende e, deste último, com o córrego Baú.
O município hoje
Nos dias atuais, Duas Barras conta com uma população estimada pelo IBGE de 11.528 habitantes (sendo aproximadamente 9.874 eleitores). Com o gentílico de bibarrense, a cidade é composta por quatro distritos. O primeiro é a sede, com a mesma denominação do município, o segundo é Monnerat, o terceiro Fazenda do Campo, e o quarto é chamado Vargem Grande. Sua economia é baseada, principalmente, na agricultura, com destaque para as plantações de café, que possuem uma das maiores produções do estado do Rio de Janeiro. Além disso, a cidade possui outras atividades econômicas promissoras, como a pecuária e a moda íntima.
Entre os seus principais atrativos turísticos se destacam a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Museu de Arte Sacra, a Casa de Cultura Themis Alvares Gomes, a Fazenda Cedro Grande e a famosa Estátua de Martinho da Vila, que nasceu no município. Além dessas atrações, Duas Barras é berço da banda Sociedade Musical 8 de dezembro, que exerce um importante trabalho educativo, cultural e social na cidade. Por fim, as belezas naturais do município também são um convite a passeios, e a região é ideal para a prática de parapente, corrida, trilhas ecológicas e motociclismo.
Após as eleições municipais de 2020, Fabrício Luiz Lima Ayres é o prefeito da cidade, enquanto Marcos Antônio Fernandes (Bananeira) é o vice-prefeito. Hoje, ocupa o cargo de Presidente da Câmara, o vereador Jander Raposo (PP). Além dele, a cidade elegeu mais 8 representantes, são eles: Xim Oliveira (MDB); Diego Ornellas (PP); Amanda do Kinka (MDB); Juninho Canjica (MDB); Jairo de Sá (MDB); Danielzinho (PTC); Antônio José (PTC) e Frederico Turque Thurler (Republicanos).