Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O próximo dia 28 de outubro é uma data marcante para os moradores de Itaocara, pois a cidade completa 131 anos de história. Localizado a 280 km da capital fluminense, o município é conhecido pela sua agropecuária forte e exposições de artes que atraem muitos visitantes. Além disso, o seu povo acolhedor e receptivo faz valer o aconchego de cidade do interior.
História
A história de Itaocara teve início com a fundação da antiga Aldeia de Pedra, conhecida como um dos primeiros nomes da cidade. O local foi fundado pelo frei italiano Tomaz e era habitado, inicialmente, pelos índios puris e coroados, que viviam em constantes conflitos.
guidamCom o objetivo de controlar os confrontos na região, o frei Ângelo Maria de Luca e o frei Vitório Cambiasca chegaram à localidade e iniciaram o processo de colonização. O povoamento da aldeia aconteceu em 1809 e o local passou a ser chamado de São José de São Marcos, em homenagem ao Vice-Rei da época. Porém, os primeiros habitantes acabaram preferindo o nome Aldeia de Pedra, em virtude de um penhasco que ficava próximo à região, do outro lado do Rio Paraíba do Sul.
Além de considerar as condições naturais para nomear a cidade, a história de Itaocara também foi marcada pelo aldeamento criado pelo esforço pacifista dos missionários da época. Os religiosos trabalhavam na missão de pacificar a relação dos índios puris e coroados, que posteriormente, se uniram pela religião e o batismo. Nesse momento, o município recebia o nome de São José de Leonissa da Aldeia de Pedra.
Após anos de paz e desenvolvimento, vindo principalmente da agricultura e pecuária, o município foi elevado à categoria de Vila e recebeu pelo decreto nº140, de 28 de outubro de 1890, a sua autonomia. A cidade passou a ser chamada de Itaocara, que tem origem em Tupi. Os termos ita, significa “pedra” e ocara, quer dizer “praça, terreiro”.
A cidade hoje
Atualmente, Itaocara tem uma população estimada pelo IBGE de 23.222 habitantes (sendo aproximadamente 20.323 eleitores). Com o gentílico de itaocarense, o município é composto pelos distritos da sede, Batatal, Estrada Nova, Jaguarembé, Laranjais e Portela.
A sua economia é baseada, principalmente, na Pecuária de Corte que se destaca tanto nas grandes fazendas como nos pequenos sítios. Além disso, a Pecuária Leiteira também é muito presente, colocando o município entre os maiores produtores de leite do estado do Rio de Janeiro. As Indústrias Têxtil e Moveleira também exercem a sua influência na cidade.
Entre as principais atrações turísticas de Itaocara se destacam: a Praça da Matemática, o Cruzeiro da Paz, a Paróquia de São José de Leonissa, a Ilha do Nino e os passeios de barco pelo Rio Paraíba do Sul. Além disso, nos fins de semana a cidade sempre realiza feiras de artesanato.
Após as eleições de 2020, Geyves Maia Vieira (Cidadania) foi eleito o prefeito do município, na companhia do vice Heriberto Pereira de Oliveira (Cidadania). Hoje, a Câmara Municipal da cidade é composta pelo vereador-presidente Luciano Monteiro Correa (Cidadania) e mais 10 representantes do legislativo: Jutelma dos Santos Nogueira da Rocha (Solidariedade); Liomar Vieira de Carvalho (Solidariedade); Rondinely Corrêa (PSD); Diego Cidade (PSD); Wanessa Gonzaga (PSD); Jaderson Aleixo (PSC); Edson Cardoso dos Santos (PSC); Landerson Py Queiroz (PL); Rafael Ferreira (Patriota); e Maycon Omecias (Cidadania).