Justiça suspende a realização do concurso público de Duas Barras
O Governo Municipal e a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) iniciam, no próximo dia 9 de outubro, o planejamento dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para 2014, de acordo com a demanda e necessidades que serão apresentadas pelos empresários friburguenses. A mesa de negociação terá início às 17h e será realizada na sede da Firjan.
O objetivo dessa reunião é para que se elabore uma programação de cursos que tenham a ver com a necessidade exposta pelo empresariado, para diminuir a carência da mão de obra qualificada, que é uma queixa recorrente em Nova Friburgo.
O Pronatec tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
São três tipos de curso: técnico para quem concluiu o ensino médio; técnico para quem está matriculado no ensino médio; formação inicial e continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda.
O Sine/Subsecretaria municipal de Trabalho da Prefeitura de Nova Friburgo colocou à disposição, desde o dia 18 de agosto, vagas para os cursos de camareira e recursos humanos. O local de inscrição é no balcão Sine/Subsecretaria de Trabalho, no prédio anexo à Prefeitura, na Avenida Alberto Braune, 223, a partir das 11 horas.
Os requisitos para o curso de camareira é estar inscrito no Cadastro Único ou estar no seguro desemprego pela terceira vez nos últimos 10 anos, podendo ter escolaridade incompleta do ensino fundamental, a partir da quinta séria, e a partir dos 16 anos de idade. Os mesmos requisitos servem para o curso de recursos humanos.
A documentação necessária para a pré-inscrição é xerox dos documentos CPF ou NIS ou PIS, RG, comprovante de escolaridade e comprovante de residência atualizado.